O que é um elemento artificial?

Perguntado por: ivasques8 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Elementos Artificiais são átomos de elementos químicos não encontrados na superfície terrestre e que foram sintetizados, isto é, criados em laboratório. Esses elementos possuem número atômico superior a 92, que é o número atômico do Urânio. Por isso foram denominados de elementos transurânicos.

Os naturais são os elementos encontrados na natureza e os artificiais são produzidos em laboratórios. Dois estão localizados antes do urânio (U-92), os chamados elementos cisurânicos, que são o tecnécio (Tc-43) e o promécio (Pm-61).

Significado de Artificial
adjetivo Que é produzido não pela natureza mas por uma técnica; postiço: flores artificiais. [Figurado] Sem naturalidade; que se opõe ao que é natural; afetado: entusiasmo artificial.

Elementos artificiais: São átomos de elementos químicos não encontrados na superfície terrestre e que foram sintetizados, isto é, criados em laboratório. Exemplo: Cúrio (Cm), Férmio (Fm), Amerício (Am), Berquélio (Bk) e etc.

Elementos Artificiais ou Elementos Transurânicos.

Elementos naturais são aqueles que não são resultados da ação humana, como os rios e montanhas. Já os elementos culturais são aqueles produzidos pela sociedade, como escolas, prédios e ruas.

Já os elementos da paisagem que foram construídos pelos seres humanos, pelas mulheres e homens, são chamados de humanizados, culturais ou mesmo artificiais. São as casas, os edifícios, as ruas, os viadutos, as plantações (cultivos), as pastagens formadas pelas pessoas.

O primeiro elemento sintético descoberto foi o tecnécio, por cientistas italianos, em 1937. Eles bombardearam átomos de molibdênio com deutérios em um ciclotron. O elemento, de número atômico 43, tampava o buraco na tabela periódica prevista por Dmitri Mendeleyev (o criador da tabela periódica atual).

A paisagem modificada, humanizada ou artificial é aquela em que ocorreu a interferência humana. Também chamada de ambiente modificado, ela é perceptível uma vez que se distingue da paisagem (ou ambiente) natural, onde as ações humanas são irrisórias ou inexistentes.

Os elementos naturais são aqueles que nascem de maneira natural, aqueles que não são modificados nem alterados por conta da ação humana. E os elementos artificiais são aqueles que foram modificados ou criados pelo homem.

O natural seria tudo o que existe independentemente do homem e de suas intervenções, enquanto o artificial seria tudo o que existe pela ação humana. Essa ruptura não está dissociada de outras, como as de ciência e técnica, ciência e sociedade e natureza e sociedade.

Alguns materiais provêm diretamente da Natureza (origem natural), enquanto outros são fabricados pelas pessoas (origem artificial). Diariamente, são utilizados diversos materiais como, por exemplo, a madeira, o papel, o vidro, a lã ou o cimento… na elaboração de diferentes produtos.

Os materiais naturais, como algodão, linho, lã e seda são de origem vegetal, animal ou mineral.

O grupo da Tabela Periódica que se caracteriza por apresentar predominância de elementos artificiais é o dos actinídios.

Os elementos naturais são aqueles produzidos pela natureza como o relevo, a vegetação nativa, o solo, os acidentes geográficos, etc.

Os elementos artificias são chamados de transurânicos, ou seja, são todos elementos artificiais que se caracterizam por ter. Possuem aplicações no ramo da nuclear e são utilizados para produção de bombas nucleares, e produção de energia elétrica em usinas nucleares.

Os elementos com número atómico superior a 104 (o número de protões no núcleo dos átomos) são considerados elementos superpesados.

Atualmente são conhecidos 114 elementos, mas somente 92 deles são encontrados na natureza, sendo que 22 são sintéticos e podem se classificar em duas categorias: Cisurânicos: elementos sintetizados que possuem número atômico inferior a 92, por exemplo: Tecnécio (Tc), Frâncio (Fr), Astato (At).

O Programa de Educação Ambiental da Embrapa Florestas - PREA, criou o método Educação Ambiental Integrada - os Seis Elementos, o qual ressalta a interdependência entre os seis elementos naturais (ar, água, solo, flora e fauna incluindo o ser humano), fundamentais para a manutenção da vida no planeta.

De acordo com essa filosofia, tudo na natureza é composto por 5 elementos: terra, água, fogo, ar e éter.