O que é um efeito poético?

Perguntado por: vcrespo . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 10 votos

A função poética é uma das funções da linguagem. Nessa função, o enunciado centra-se principalmente na mensagem, em sua construção, em sua forma e em seus efeitos. É uma função ligada à estética e que permite uma interpretação mais livre de quem acessa o seu conteúdo.

A noção de estilo poético e de poeticidade é aquela construída por diversos linguistas, estilistas, filósofos, poetas e estudiosos do fenômeno literário em sua conexão com a linguagem, que pode ser associada, de variadas maneiras, aos estudos retóricos.

Os principais elementos que compõem um poema são o verso, a métrica, a estrofe, a rima e o ritmo.

A Função Poética, também conhecida como estética, é a função da linguagem que tem como objetivo valorizar a mensagem, da forma que ela está sendo transmitida.

Significado de Poética
substantivo feminino Arte de elaborar composições poéticas. Tratado de versificação. Conjunto de recursos expressivos, especialmente quanto à técnica do verso, de um escritor, de uma época.

Na linguagem poética, as principais características observadas são: Amplo emprego de diversas figuras de linguagem; Constante preocupação com a forma e qualidade da mensagem transmitida; Palavras usadas em sentido figurado (conotativo).

5 exemplos de função emotiva ou expressiva
É uma função da linguagem que tem como característica a subjetividade, e costuma predominar em cartas pessoais, depoimentos, entrevistas, poemas, etc. Exemplos: 1. Nós, moradores da favela, vivemos todos os dias divididos entre o medo e a desconfiança.

Os gêneros de poesia são: lírico, satírico, didático, épico, ligeiro. O gênero lírico compreende o lirismo. Lirismo é a tradução de um sentimento subjetivo, sincero e pessoal. É a linguagem do coração, do amor.

Os tipos de poesia são: elegia, écloga, ode, epitalâmio, sátira e madrigal. Já o poema é uma estrutura textual que apresenta versos, estrofes e, na maioria das vezes, rimas.

51). N.E.: a expressão sujeito poético é, geralmente, usada para o sujeito de 1. ª pessoa, o do texto lírico, aquele que revela a sua interioridade através de um texto poético, onde transparecem os seus sentimentos, emoções, sensações...

Os textos poéticos vêm sendo indicados como um dos meios mais eficazes para a educação da percepção sensorial da criança e também de sua sensibilidade ou de capacidade de pensar, ouvir, falar e escrever do jovem e adulto.

Assim, o texto poético costuma ter uma característica única: expressa sentimentos dirigidos para comover o leitor. Sua forma gráfica se apresenta em versos acompanhados de espaços em branco. Por outro lado, as palavras incorporam certa musicalidade e um sentido do ritmo implícito.

Versos, rimas e estrofes são encontrados principalmente na estrutura de textos poéticos. São esses elementos que diferenciam a poesia dos textos em prosa, que são constituídos por parágrafos.

O eu lírico ou eu poético é a voz que se expressa em uma poesia. Tal voz manifesta sentimentos, emoções, pensamentos e até opiniões. Portanto, tudo que é dito em uma poesia deve ser atribuído ao eu lírico, e não ao poeta.

A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação.

Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.

Quando e como usar cada tipo de comunicação?

  • comunicação verbal;
  • comunicação não-verbal;
  • comunicação escrita;
  • comunicação visual.

É uma imagem-poética que se torna verbo, ação e presença para manifestar de modo vivo a questão ou questões, que a imagem suscita. Por isso também podemos nomeá-la imagem-poética, na medida em que toda poética pensa o acontecer do ser.

A poética diz respeito à forma como cada um concretiza ideias e ações com base em suas escolhas pessoais. Nesse contexto, a poética visual pode ser compreendida como a produção do artista.