O que é um edema Transudato?

Perguntado por: dcalixto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Acúmulo de líquido no interstício ou em cavidades do organismo.

Transudato é caracterizado pela baixa quantidade proteínas. Sua causa é pelo aumento da pressão hidrostática ou redução das proteínas plasmáticas. As possíveis causas são insuficiência cardíaca, renal e hepática. Ele é o oposto do exsudato por não ser decorrente de um processo inflamatório.

Exsudado é o particípio passado do verbo exsudar (do latim 'exsudare'), o mesmo que transpirar, suar, exsuar, trasudar. Exsudato, tendo a mesma origem, ficou na língua portuguesa como substantivo significando (a) «secreção líquida, serosa, resultante, por vezes, de processo inflamatório».

O edema pode ocorrer em qualquer lugar do corpo, mas é mais comum nos pés e tornozelos, o que é conhecido como edema periférico. Outros tipos de edema são edema cerebral, edema pulmonar e edema macular , que afeta a mácula dos olhos . Fala-se de edema idiopático nos casos em que uma causa não pode ser encontrada.

Transudato: caracterizado por baixo teor de proteínas (< 2,5 g/dL) e quantidade pequena de células. Geralmente é límpido e incolor.

Desta forma, transudatos simples são efusões que apresentam pouca concentração de proteínas e de células. Transudatos modificados, como o próprio nome se refere, são transudatos que se modificaram devido à adição de proteínas ou de células. Já os exsudatos são efusões ricas em proteínas e células.

Exsudato é a matéria resultante de um processo inflamatório, que sai dos vasos sanguíneos e deposita-se em tecidos ou superfícies teciduais. Ele é constituído de líquido, células, fragmentos celulares e proteínas. Figura 4.1: Uma ferida inflamada geralmente produz exsudato.

Os exsudatos pleurais têm causas mais variadas, com destaque para as neoplasias (inclusive com pesquisa de exposição ao amianto), etilismo crônico e doenças relacionadas, doenças do colágeno, cirurgias torácicas prévias, doenças pleurais prévias, medicamentos em uso e quadros febris de origem não esclarecida.

O tipo de exsudato pode ser descrito como seroso, serossanguinolento, sanguinolento, purulento, amarelo, marrom ou verde.

Quando o machucado gera muito exsudato é preciso fazer uso de coberturas absorventes, capazes de drenar a quantidade de líquido extra. Por vezes, também é necessário proteger a pele do excesso de fluido com cremes ou mesmo sprays barreira, que formam uma película protetora, ajudando a preservar a pele.

Orienta-se sempre manter meio úmido, não esfregar gaze na ferida e não secar. Deixar gaze úmida de soro na ferida colocar apositos após gazes atadura etc. Por fim, o que for necessário para fechar e fixar curativo.

Caracterizada pela presença de exsudato (secreção), que dura de um a quatro dias, dependendo da extensão e natureza da lesão. Nesse período ocorre a ativação do sistema de coagulação sanguínea e a liberação de mediadores químicos, podendo haver edema, vermelhidão e dor.

Todas as feridas têm exsudato. Este líquido geralmente é claro. Tem uma coloração de âmbar pálido e uma consistência aquosa. O exsudato da ferida desempenha um papel essencial no processo de cicatrização.

  • Fase 1: Inflamação aguda (resposta vascular.
  • e celular, quando dominam os granulócitos)
  • Fase 2: Inflamação crônica (proliferação,
  • quando dominam os monócitos)
  • Fase 3: Formação de granuloma.
  • Fase 4: Cura/cicatrização.