O que é um dreno de sucção?

Perguntado por: otrindade . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Definição: O Dreno de Sucção é uma bolsa sanfonada feita para retirar a secreção produzida após a cirurgia. Cuidados: Mantenha o reservatório sanfonado sempre abaixo do local onde o dreno está inserido. O dreno pode ser mantido preso à roupa, evite contato com o chão.

Podem ser classificados em:

  • Dreno aberto, ex.: penrose;
  • Dreno de sucção fechada;
  • Dreno de reservatório;
  • Cateteres para drenagem de abscesso.

Sistemas de drenagem de águas pluviais mais utilizados

  • Sarjetas. As sarjetas são sistemas de drenagem muito encontrados em ruas, estradas e rodovias. ...
  • Boca de Lobo. ...
  • Valetas. ...
  • Sistema de drenagem tipo Espinha de Peixe. ...
  • Colchão drenante.

Contra-indicação
Não pode ser usado em cirurgias que a dura-mater não esteja totalmente fechada, ela aberta provoca dor, desconforto, e pode fazer sucção do LCR (líquido cefalorraquidiano).

Complicações graves são pouco frequentes. Elas incluem dor no peito, punção do pulmão ou diafragma, acúmulo de ar sob a pele e infecção. Se uma grande quantidade de líquido que esteve presente por semanas a meses for retirada rapidamente, pode haver acúmulo de líquido dentro do próprio pulmão (edema pulmonar).

A coloração do líquido pode mudar de avermelhado para amarelado.

Pode ser mantido por cerca de 1 a 4 semanas, podendo variar. Embora existam vários tipos de dreno, os cuidados normalmente são semelhantes. Para manter o dreno funcionando corretamente, não se pode quebrar o tubo ou fazer movimentos bruscos porque podem acabar arrancando o dreno e causando dor e um ferimento na pele.

Na maioria dos casos, o dreno é inserido abaixo da cicatriz da cirurgia e, é fixado com pontos ou grampos, e pode ser mantido por cerca de 1 a 4 semanas, normalmente quando parar de sair secreção. Existem diferentes tipos de drenos, por exemplo de borracha, plástico ou silicone.

A função primordial do dreno é retirar sangue e outras secreções produzidas no pós-operatório.

Considerando parecer COREN-SP 053/2013-CT, o Conselho Regional de São Paulo define que os cuidados com os drenos são da equipe de enfermagem e a retirada dos drenos sucção, tubular, laminar etc. competem exclusivamente ao enfermeiro desde que prescritos pelo médico.

Os tipos mais comuns de drenos são: dreno torácico selo d`água sendo sistema fechado de dreno, indicado na presença de colapso pulmonar, Portovac sistema de drenagem fechado, estilo sanfona que utiliza uma leve sucção (vácuo) utilizado para cirurgias que esperam um sangramento pós-operatório ( secreção sanguinolenta), ...

Cuidados:

  • Lave bem as mãos antes de manipular o dreno.
  • Retire a curativo sujo do dreno.
  • Limpe o dreno e a pele ao redor com gaze e soro fisiológico. ...
  • Coloque uma gaze entre o dreno e a pele e outra sobre o dreno. ...
  • Troque o curativo sempre que estiver sujo.
  • O local do orifício do dreno deve estar protegido durante o banho.

Sondas ou catéteres são tubos inseridos no organismo para a infusão ou retirada de fluidos. Drenos são materiais inseridos no interior de espaços ou cavidades para possibilitar a saída de conteúdos ali presentes (como ar ou fluidos).

O Dreno de Blake Medicone é indicado para drenagem corporal no período pós-operatório onde fluidos tendem a se acumular e aumentar o risco de infecção. Excelente indicação onde há necessidade de um maior contato com o tecido que necessita de drenagem, pois possibilita uma drenagem mais rápida e eficaz.

Drenos de capilaridade ou drenos de penrose
Funcionam por capilaridade, que é a ação física dos líquidos subirem e descerem em tubos extremamente finos. São mais usados em cirurgias de redução ou elevação de mamas, e às vezes também em cirurgias da face.

Marilene dos Santos Franceschi - CRB - 14/812 BU-CEO/UDESC Page 3 O dreno de portovac é utilizado para realizar a drenagem fechada por sucção, ou seja, realizar a retirada de secreções que estão presentes na região da área cirúrgica.

Abaixo, o Dr. Fernando Amato explica como fazer a limpeza do dreno em casa: Lave as mãos antes e depois de manipular o dreno e use luva descartável. Feche o clampe, limpe a válvula com álcool, abra a tampa do dreno e despreze o conteúdo em um recipiente adequado.

Seroma é uma condição muito comum após diversas cirurgias. Trata-se de um acúmulo de líquidos entre dois tecidos que foram descolados um do outro durante um procedimento cirúrgico.

Nas cirurgias de pequena extensão utilizamos um dreno simples e o local fica protegido por um curativo feito com gaze e esparadrapo antialérgico (micropore). Qualquer que seja o dreno utilizado, a região operada deve ser lavada com água e sabonete diariamente.