O que é um documento RIC?

Perguntado por: agois . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Recentemente o governo federal instituiu o número único de Registro de Identidade Civil, o RIC, com ele cada pessoa passa a ter um número de registro único baseado nas suas impressões digitais. O RIC apresenta avanços tecnológicos que colocam o Brasil na vanguarda da identificação civil.

O Governo Federal buscava já há alguns anos a criação de um novo documento de identificação que substituísse o RG, CPF e o título de eleitor, colocando os três documentos em um só. Conhecido como RIC – registro de identidade civil, esse documento já está liberado.

Emissão RIC
O Governo Federal espera emitir, na primeira etapa de implantação do RIC, 2 milhões de cartões. Fazem parte desta primeira etapa cinco estados (AL, BA, MA, RJ e SC) e o DF. Para maiores informações, consulte a Secretaria de Segurança Pública de seu município ou Unidades do PoupaTempo.

O número da Certidão de Nascimento deve aparecer logo abaixo do nome completo da pessoa registrada, isso nos novos modelos do documento. Não tem erro, basta procurar por matrícula no documento que você irá achar o número.

A solicitação do novo RG digital pode ser feita pelo aplicativo Gov.br, disponível para celulares Android e iPhone (iOS).

Registro de Identidade (RIC) (novo formato): 10 dígitos.

1 - Acesse o menu ARQUIVO, e clique na opção EMPREGADOS; 2 - Localize o cadastro do empregado; 3 - Clique na guia PESSOAIS, DOCUMENTOS PESSOAIS, subguia IDENTIDADE; 4 - No quadro REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL – RIC, preencha as informações do Registro de Identidade do empregado, e clique no botão [Gravar].

2º A identificação civil é atestada por qualquer dos seguintes documentos: I – carteira de identidade; II – carteira de trabalho; III – carteira profissional; IV – passaporte; V – carteira de identificação funcional; VI – outro documento público que permita a identificação do indiciado.

A emissão é feita pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD/DIPOL), da Polícia Civil. O serviço estará disponível em todos os postos do Poupatempo e pode ser agendado gratuitamente por meio do site.

CPF

No documento, o CPF irá substituir o RG como número de identidade. Vale dizer que, desde 2022, a CIN já vem sendo emitida em alguns estados brasileiros. O que muda é que, agora, a emissão é obrigatória. A decisão tem como objetivo reduzir fraudes e burocracias.

Para solicitar o documento, basta acessar os canais oficiais do Governo de Minas, que são o Portal MG e o aplicativo MGapp Cidadão, e agendar gratuitamente um horário na sua UAI de preferência. Não há a cobrança de nenhuma taxa para o agendamento nos canais oficiais.

Criada pela Lei 13.444/2017, a Identificação Civil Nacional - ICN é o programa destinado a identificar todas as brasileiras e os brasileiros em suas relações com o estado e com órgãos privados.

A Carteira de Identidade é um documento oficial de identificação que contém nome, data de nascimento, filiação, impressão digital e fotografia. Tem validade em todo o território nacional e é expedida para Brasileiros Natos, Naturalizados e os Portugueses que possuam Igualdade de Direitos.

O número do RG no documento de identidade normalmente fica no verso da cédula, no canto superior esquerdo, logo após a inscrição “registro geral”. Ao lado dele, normalmente também consta a data de expedição do documento e abaixo o nome do titular.

O RG é sim a primeira documentação que substituirá a certidão de nascimento e que comprovará o registro pessoal de cada indivíduo, sendo o item básico para a prestação do serviço. Na identidade é possível encontrar diversas informações a respeito de cada cidadão.

Exclusivamente no caso do solicitante menor de 12 anos, a Certidão de nascimento é aceita como documento de identificação.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a adesão mais recente foi do estado do Amazonas. Outros estados com emissão do novo documento são Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Segundo informações do Governo Federal, não há custo algum para emitir o novo RG.

Nessa matrícula serão registradas todas as ocorrências de sua vida funcional, previstas no Estatuto dos Servidores e/ou nas normas internas do Tribunal, além de seus dados e documentos pessoais, endereço e telefones.

Você já viu aquele número localizado após o hífen, presente em documentos como o RG, CPF e CNPJ, além de contas ou agências bancárias? Ele é chamado de dígito verificador e não existe por acaso.