O que é um ditongo decrescente?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 13 votos

Ditongo decrescente é aquele em que a vogal vem antes da semivogal (V + SV). Aqui acontece o contrário, ou seja, o som diminui (decresce) do mais para o menos forte. Exemplos: alemães (a-le-mães)

Os tritongos não possuem uma ordem crescente ou decrescente, pois são sempre formados por: semivogal + vogal + semivogal.

Não se separam os ditongos e tritongos: Como ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba, e tritongo, o encontro de uma vogal com duas semivogais também na mesma sílaba, é evidente que eles não se separam silabicamente. Por exemplo: Ex. Au-las / au = ditongo decrescente oral.

Quando o ditongo é crescente ,primeiro vem a semivogal e depois a vogal: 'ia' (diabo),'ie' aberto (dieta), 'io' aberto (miolos), 'iu' (miudeza),'ue' aberto (suéter, sueco), 'ua' (dual), 'ue' fechado(poema), 'oi' (moinho). Note-se que, ao proferir esses ditongos, há aumento da abertura bucal na vogal.

O ditongo acontece quando há o encontro de duas vogais (veja mais sobre vogais em vogal, semivogal e consoante), que pertencem à mesma sílaba durante a divisão silábica e são pronunciadas na mesma emissão de voz. Exemplos: - Dói (dói);

Semivogais: são os fonemas que se juntam a uma vogal, formando com esta uma só sílaba. Exemplos: couro, baile. Observe que só os fonemas /i/ e /u/ átonos funcionam como semivogais. Para que não sejam confundidos com as vogais i e u serão representados por [y] e [w] e chamados, respectivamente, de iode e vau.

1) Ditongos abertos: São acentuados os ditongos abertos terminados em "éi", "éu", "ói" em palavras monossílabas e oxítonas. Exemplos: méis, coronéis, céu, chapéu, etc. Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados.

Combinação de uma vogal e de uma semivogal (i e u) que se pronuncia numa só emissão de voz. Os Ditongo podem ser: a) Decrescente: encontro de vogal com semivogal; pode ser oral (lei, mal, mau, véu) ou nasal (amam, amem, não, também).

O que interessa para seu uso é que vocábulos paroxítonos terminados em ditongo crescente recebem acento gráfico na vogal tônica , já que esse ditongo pode converter-se em hiato, o que faz com que tais palavras sejam pronunciadas como proparoxítonas: cá-rie ® cá-ri-e, gló-ria ® gló-ri-a, ré-gua ® ré-gu-a, etc.

Explicação: O ditongo é decrescente quando a primeira vogal do ditongo é a mais forte. Exemplos: he-rói, boi, cai, céu, fui.

O ditongo pode ser classificado em: Crescente e Decrescente, Oral e Nasal.

I. “Cartório” e “relógio” são paroxítonas acentuadas, porque terminam em ditongo crescente.

7ª - Não se separam as vogais dos ditongos - crescentes e decrescentes - nem as dos tritongos: ai-ro-so, a-ni-mais, au-ro-ra, a-ve-ri-güeis, ca-iu, cru-éis, en-jei-tar, fo-ga-réu, fu-giu, gló-ria, guai-ar, i-guais, ja-mais, jói-as, ó-dio, quais, sá-bio, sa-guão, sa-guões, su-bor-nou, ta-fuis, vá-rio, etc.

VIII - DITONGOS
Os ditongos orais escrevem-se com a subjuntiva i ou u: aipo, cai, cauto, degrau, dei, fazeis, idéia, mausoléu, neurose, retorquiu, rói, sois, sou, souto, uivo, usufrui, etc.

Os ditongos são classificados em crescentes quando há um crescimento sonoro, passando de um som mais fraco para um som mais forte. São classificados em decrescentes, quando há um decrescimento sonoro, passando de um som mais forte para um som mais fraco.

Os ditongos e os tritongos não se separam, somente os hiatos.