O que é um ditongo aberto?

Perguntado por: aarruda9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

1) Ditongos abertos: São acentuados os ditongos abertos terminados em "éi", "éu", "ói" em palavras monossílabas e oxítonas. Exemplos: méis, coronéis, céu, chapéu, etc. Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados.

Ditongo aberto e fechado
Exemplos de ditongo aberto incluem palavras como céu, pai, dói, jiboia, herói, entre outras. Já os ditongos fechados são termos como loira, roubar, corações, pão e por aí vai.

Fala-se, por isso, de ditongo aberto (rói) e ditongo fechado (foi). Na ortografia portuguesa, acentuam-se os ditongos decrescentes abertos que ocorrem em monossílabos e palavras agudas (palavras com duas ou mais sílabas).

O ditongo acontece quando há o encontro de duas vogais (veja mais sobre vogais em vogal, semivogal e consoante), que pertencem à mesma sílaba durante a divisão silábica e são pronunciadas na mesma emissão de voz. Exemplos: - Dói (dói);

Os ditongos são classificados em crescentes quando há um crescimento sonoro, passando de um som mais fraco para um som mais forte. São classificados em decrescentes, quando há um decrescimento sonoro, passando de um som mais forte para um som mais fraco.

As oxítonas que terminam com os ditongos tônicos abertos éi, éu, ói recebem acento agudo: papéis, chapéu, Ilhéus, rouxinóis. Zumbi dos Palmares é um herói da resistência antiescravagista. Nas palavras oxítonas, as vogais tônicas i(s) e u(s) levam acento agudo quando estiverem depois de um ditongo: tuiuiú, teiús.

O timbre é o resultado da posição da língua na cavidade bucal no momento da emissão dos sons: com a língua na posição baixa, produz-se as vogais de timbre aberto: [a, é, ó]; com a elevação da língua, produz-se as vogais de timbre fechados: [ê, ô, i, u]; nas reduzidas, o timbre quase se anula.

Abertas: vogais que são pronunciadas com a boca bem aberta. Exemplo: amor. Fechadas: vogais que são pronunciadas com a boca quase fechada. Exemplo: ovo.

1) Ditongos abertos: São acentuados os ditongos abertos terminados em "éi", "éu", "ói" em palavras monossílabas e oxítonas. Exemplos: méis, coronéis, céu, chapéu, etc. Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados.

Os ditongos nasais são sempre pronunciados com timbre fechado. Exemplos de ditongos nasais: ão, ãe, õe, am, an, em, en, ãi, ui (apenas em muito).

Ditongo é um encontro vocálico, caracterizado pela união entre uma vogal e uma semivogal ou entre uma semivogal e uma vogal. Portanto, tanto a palavra “vitória” (“i” é semivogal, e “a” é vogal) quanto o vocábulo “coice” (“o” é vogal, e “i” é semivogal) apresentam um ditongo.

Ditongo é a combinação de uma vogal e uma semivogal em uma mesma sílaba. “Papai” (pa-pai), por exemplo, apresenta um ditongo: numa única sílaba, temos a vogal “a”, pronunciada de forma mais intensa, tônica, seguida da semivogal “i”, pronunciada com menos intensidade que a vogal, mais átona.

Nos ditongos, ocorre o encontro de uma vogal com uma semivogal, e quando fazemos a separação das suas sílabas, as duas ficam na mesma sílaba. Exemplos: papai (pa-pai), oi (a palavra "oi" não se separa), sabão (sa-bão).

Diferença entre ditongos e hiatos
No ditongo, as vogais não se separam, permanecendo na mesma sílaba, por exemplo: herói (he-rói), mãe (mãe), peixe (pei-xe).

O hiato é o encontro entre duas vogais que pertencem a sílabas diferentes de uma mesma palavra. Difere-se do ditongo, em que as vogais permanecem na mesma sílaba. O hiato ocorre quando duas vogais aparecem uma ao lado da outra, mas em sílabas diferentes.

Ditongo e a divisão silábica
É essencial entender que nunca ocorre a separação de ditongos na divisão silábica. Os ditongos permanecem sempre na mesma sílaba: saudade (sau-da-de); beijo (bei-jo);

Ditongo crescente é aquele em que a semivogal vem antes da vogal (SV + V). Neste caso, o som aumenta (cresce) do menos para o mais forte. Exemplos: água (á-gua)

VIII - DITONGOS
Os ditongos orais escrevem-se com a subjuntiva i ou u: aipo, cai, cauto, degrau, dei, fazeis, idéia, mausoléu, neurose, retorquiu, rói, sois, sou, souto, uivo, usufrui, etc.

É o que acontece nas palavras cabeceira e réu. As vogais e e o se transformam em semivogais só quando têm som de i e u, como em mãe e pão.

Paroxítonas terminadas em ditongo depois do AO
Como vimos, as palavras paroxítonas terminadas em ditongo “ã, ãs, ão, ãos” são acentuadas.