O que é um discurso direto exemplos?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

O discurso direto acontece quando a fala de um personagem é apresentada com o uso de dois-pontos, aspas e travessão: Antônio disse: — Vocês estão julgando esta moça sem saber da história toda! “Vocês estão julgando esta moça sem saber da história toda”, disse Antônio.

O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.

O discurso direto é a transcrição exata da fala das personagens. A voz das personagens é inserida na narrativa, sem que haja participação do narrador. Assim, permite que as personagens se exprimam livremente, ganhando vida própria na narração.

Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa.

Características do discurso indireto
ª pessoa; Ocorre com a intervenção do narrador como intermediário entre as personagens e o leitor; É introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso (dizer, perguntar, responder, comentar, falar, observar, retrucar, replicar, exclamar, aconselhar, gritar, murmurar);

Para fazer discurso direto são utilizados dois pontos, aspas ou travessão de diálogo. Esses recursos ajudam a identificar a quem pertencem as falas. Exemplo: “Todos esperavam na sala de reuniões quando André finalmente entrou.

É aquele no qual reproduzimos fielmente nossas palavras e as do nosso interlocutor em um diálogo. Durante a construção desse tipo de discursos, é comum o uso de verbos declarativos, que podem ser: disse, respondeu, afirmou, ponderou, sugeriu, perguntou, indagou, etc. Não pare agora...

Recapitulando, aqui estão as 7 melhores técnicas para começar um discurso ou apresentação impactante:

  1. Mostre um exemplo interessante sobre o tema.
  2. Cite estatísticas notáveis.
  3. Faça uma pergunta retórica.
  4. Seja ousado e fale uma frase impactante.
  5. Conte uma história.
  6. Não tenha medo de utilizar o humor.
  7. Cite outra pessoa.

Discurso direto: — Eu comecei minha dieta ontem. Discurso indireto: Ela disse que começara sua dieta no dia anterior. Discurso direto: — Vou ali agora e volto rápido. Discurso indireto: Ele disse que ia lá naquele momento e que voltava rápido.

Discurso Indireto

  1. O discurso é narrado em terceira pessoa.
  2. Algumas vezes são utilizados os verbos de elocução, por exemplo: falar, responder, perguntar, indagar, declarar, exclamar.

Orientações: Passe no quadro um trecho do texto, ou peça que leiam na folha impressa. Desafie os alunos a elaborarem as falas dos personagens contando o que eles falaram (discurso indireto) no lugar das falas diretas (discurso direto).

O discurso é direto, pois os personagens dialogam uns com os outros ou com o próprio leitor, diretamente, sem a intervenção de um narrador. Às vezes, o narrador aparece fazendo uma explicação necessária ou uma introdução para o entendimento da história.

Tipos de discurso narrativo. Discurso direto - no discurso direto, a própria personagem fala. Discurso indireto - no discurso indireto o narrador interfere na fala da personagem. Em outras palavras, é narrado em 3ª pessoa uma vez que não aparece a fala da personagem.

Os verbos dicendi são aqueles que utilizamos, no discurso direto, para se referir ao modo como nosso interlocutor se expressa por meio de palavras ou pensamentos.

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas.