O que é um diagnóstico sistêmico?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

É uma metodologia de assessoria sistêmica, baseada na Dinâmica da Espiral, que mede os níveis de consciência individual e/ou cultural, por meio de análise quantitativa e qualitativa do contexto atual.

1 Relativo a sistema ou a sistemática. 2 Próprio de um sistema. 3 De forma coerente. 4 Med Que afeta o organismo como um todo ou grande parte dele.

Capaz de afetar inteiramente um organismo; generalizado.

Doença sistémica ou doença sistêmica é uma doença que afeta uma série de órgãos ou tecidos ou que afeta o corpo humano como um todo.

A Terapia Sistêmica é uma abordagem terapêutica que observa o sujeito em seu meio, normalmente a família. Não o considera isoladamente, mas no sistema em que se criou e vive. Possibilita uma visão mais ampla do sujeito, das relações, das dificuldades, dos problemas e das soluções.

A abordagem sistêmica (systems approach) prioriza a estrutura, as inter-relações e a dinâmica dos sistemas, em vez do detalhamento dos seus elementos, para entender como se conformam certos padrões e comportamentos agregados, como os observados em populações humanas.

2 organizado, ordenado, estruturado, sistematizado, metódico, ordeiro, regrado, coerente, regular, regulado. Que afeta globalmente: 3 generalizado, geral, total, global.

Diferenças entre risco sistêmico e risco sistemático
Existem diversos tipos de risco no mercado, no entanto, o sistêmico e sistemático são alguns dos que mais geram dívidas. Diferente do sistêmico, o risco sistemático é de ordem macroeconômica e não está relacionado à gestão de uma única organização.

A classificação segundo o modo de ação do fungicida sistêmico procura identificar o processo metabólico da fisiologia do fungo no qual o produto atuará. Assim, por exemplo, um determinado fungicida pode agir sobre a respiração celular do fungo, enquanto outro atua inibindo as enzimas do patógeno.

Uma pessoa sistemática é alguém que segue à risca as regras que lhe são impostas e as que ela mesma cria. São organizadas, metódicas, cuidadosas e rigorosas. Essas características, em geral, são vistas como pontos positivos.

A visão sistêmica nos ajuda a ter um panorama geral de uma situação e, com isso, estar preparado para tomadas de decisão acertadas e para lidar com suas consequências. Essa é uma qualidade que devemos desenvolver tanto para o mercado de trabalho quanto para nossas relações pessoais.

O Trabalho Sistêmico parte de uma abordagem fenomenológica. A proposta básica da Fenomenologia é a suspensão de pressupostos, ideias prévias e teorias – para a observação dos fenômenos tal como eles se apresentam à experiência imediata.

Como as doenças sistêmicas afetam a visão diretamente

  • Hipertensão;
  • Diabetes;
  • Disfunções na tireoide;
  • Doenças Reumáticas;
  • Tumores;
  • Tuberculose;
  • Toxoplasmose e.
  • AIDS.

O pensamento sistêmico considera vários aspectos para realizar determinada ação de uma forma assertiva e em menos tempo. É o trabalho conjunto com direção a um único propósito para um melhor resultado. Colocando em primeiro lugar, aquilo que é bom para a empresa como um todo.

Pensar de forma sistêmica, é simplesmente pensar de forma integrada tentando avaliar aquilo que você está propondo, se irá mudar diretamente na prática e no dia a dia, a produtividade dos colaboradores daquela empresa.