O que é um dever jurídico?

Perguntado por: afreitas4 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 15 votos

O Dever Jurídico é a situação em que uma pessoa (sujeito passivo) tem de praticar uma ação ou omissão, em vantagem de outra, sob pena de sofrer uma sanção, é então o vínculo que une o titular do direito ao devedor.

O dever seria uma ação imposta em benefício de interesse alheio, enquanto o ônus seria ação em interesse próprio, para se alcançar um vantagem ou evitar um prejuízo.

O Dever Jurídico Subjetivo: dever e obrigação – corresponde ao sentido oposto de direito subjetivo. É a situação onde a pessoa é obrigada a dar fazer ou não fazer algo em benefício de outrem por determinação do direito objetivo. Negativo – exige uma omissão ou abstenção da conduta.

Direito é tudo o que você pode fazer. Já dever são as obrigações ligadas a isso. Por exemplo, você tem o direito de levar seu cachorro para passear, mas tem o dever de limpar a sujeira que ele faz. As regras – direitos e deveres – são fundamentais para qualquer coisa que fazemos na vida.

Os direitos são os benefícios que uma pessoa possui. Nós temos o direito à vida, direito à educação, direito de ser respeitado, etc. Os direitos existem para que cada um de nós tenha uma vida digna e decente. Já os deveres são as obrigações que devemos cumprir para vivermos em sociedade.

Exemplos de deveres: cumprimento das leis, eleição de governantes através do voto obrigatório, serviço militar obrigatório (no caso dos homens)

A todo direito corresponde um dever. Esse dever pode tocar tanto a um sujeito individualmente considerado quanto a todos indistintamente. Para cada direito que a ordem jurídica reconhece a um indivíduo, há, para todos os demais indivíduos, o dever correspondente de respeitar esse direito.

2 trabalho, exercício, tarefa, lição, matéria, papel. Exemplo: Filho, você já fez o dever de casa? Ter obrigação de: 4 ter de, ter que, precisar, necessitar, carecer.

Na área do Direito, ônus é um tipo de encargo, ou imposto, que coisas móveis ou imóveis possuem, por exemplo, através da força de direito sobre bens alheios, como penhor, hipoteca.

Logo, o uso, a habitação, o usufruto, a hipoteca, o penhor, dentre outros, são exemplos de ônus reais. Em todos eles existem limitações por parte do proprietário sobre a coisa, cada qual com sua particularidade.

Responsabilidade ou obrigação de provar determinado facto ou determinada afirmação (ex.: é ao acusador e não ao acusado que compete o ónus da prova). Origem etimológica:latim onus, -eris.

Dever de cuidado objetivo
É a inobservância do cuidado objetivo exigível do agente que torna a conduta antijurídica.

É a forma concreta de um direito que foi determinado pela lei e pode ser usufruído por uma pessoa. Assim, o direito subjetivo ou facultas agendi pode ser definido como o direito de exigir, é o poder que uma pessoa possui de fazer valer um direito individual que foi previamente garantido pela lei.

O Direito, por seu turno, é uma invenção humana, um fenômeno histórico e cultural concebido como técnica para a pacificação social e a realização da justiça. Em suma, enquanto a Justiça é um sistema aberto de valores, em constante mutação, o Direito é um conjunto de princípios e regras destinado a realizá-la.