O que é um desvio de caráter?

Perguntado por: areal . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Comportamento inadequado social e moralmente.

O tratamento para o transtorno de conduta é feito com a psicoterapia e a ingestão de medicamentos psiquiátricos, receitados pelo médico psiquiatra. Tanto a terapia individual quanto a terapia familiar podem ajudar nesse caso.

Transtorno de conduta nos adolescentes
Por isso, é na adolescência que o transtorno de conduta pode ficar mais evidente. É comum que adolescentes com a condição se envolvam com o uso de drogas, atos ilícitos como furtos, depredação do patrimônio público ou privado, entre outros sintomas.

A falta de caráter é percebida quando, mesmo errando repetidamente perante os outros, causando prejuízo a terceiros e ferindo sentimentos através de manipulações e mentiras, a pessoa insiste no ato.

Uma pessoa conhecida como "sem caráter" ou "mau caráter", geralmente é qualificada como desonesta, pois não apresenta firmeza de princípios ou de moral. Por outro lado, uma pessoa "de caráter" é alguém com formação moral sólida, incontestável, digna de confiança por agir corretamente.

Mau-caráter é um adjetivo que qualifica o indivíduo que apresenta um caráter negativo, duvidoso, capaz de praticar atos desleais, maldosos e traiçoeiros. Uma pessoa mau-caráter não é considerada confiável e honesta.

Dicas Para Lidar Com a Falta de Caráter Sem Se Prejudicar

  1. 1 – Mantenha Sempre o Respeito. ...
  2. 2 – Defina uma Distância Segura. ...
  3. 3 – Evite Tomar Atitudes Com Raiva. ...
  4. 4 – Entenda Que as Atitudes do Outro Não Te Pertencem. ...
  5. 5 – Tente o Diálogo.

A mentira pode ser entendida como um desvio de caráter, e já foi tema de histórias infantis como Pinóquio e filmes hollywoodianos como “O Grande Mentiroso” (2002), “ O Mentiroso” (1997), “O Preço de uma Verdade” (2003), “Esposa de Mentirinha” (2011).

Em termos gerais, o caráter define a índole da pessoa e como ela rege as suas atitudes, dentro dos parâmetros da honestidade e do respeito ao próximo. Assim, quando afirmamos que alguém tem caráter, é porque essa pessoa apresenta traços de honestidade, sensatez e senso de justiça.

A psicopatia é um transtorno mental comum, caracterizado por traços de personalidade que incluem egocentrismo, falta de empatia e remorso, além de comportamento antissocial com dificuldade de inibir ações prejudicais às pessoas. Apesar disso, não é considerado uma doença.

Os distúrbios de conduta englobam uma série de ações comportamentais persistentes que desobedecem os direitos dos outros e infringem regras e normas sociais. Semelhantemente aos outros transtornos, o diagnóstico também é baseado no histórico. Em escolares, a prevalência desse distúrbio de conduta é bastante alta.

Os psicopatas são muito manipuladores e podem facilmente conquistar a confiança das pessoas. Eles aprendem a imitar as emoções, apesar da incapacidade de senti-las, e parecerão normais às pessoas desavisadas. Os psicopatas são muitas vezes bem educados e mantêm empregos estáveis.

A falta de caráter é percebida quando, errando repetidamente, causa prejuízo ou perdas a terceiros, fere sentimentos pelas manipulações e mentiras, a outrem, pela insistência desta maneira de ser; é característica de pessoas com baixa consciência moral; nem objetivam melhorar pelo menos não sinceramente.

O caráter é formado por traços morais de um indivíduo que determinam a forma contante de uma pessoa agir e reagir. Já a personalidade é um conjunto de características psicológicas que ditam como uma pessoa pensa, sente e age. Em termos gerais, o caráter fomenta de forma constante a maneira que uma pessoa age.

É o caráter — um caráter formado por meio da obediência às leis da vida conforme reveladas pelo evangelho de Jesus Cristo, que veio ao mundo para que tivéssemos vida e a tivéssemos com abundância. [Ver João 10:10.]