O que é um desvio à esquerda?

Perguntado por: oaguiar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

O desvio à esquerda é um termo usado para descrever a presença de granulócitos imaturos na circulação sanguínea, como blastos, promielócitos, mielócitos, matamielócitos, incluindo os bastonetes, quando estes estiverem em quantidade aumentada, ou seja, acima do valor de referência.

O desvio para a direita ocorre, quando há aumento de neutrófilos segmentados, sem aumento das formas jovens e o número de leucócitos/mm3 de sangue encontra-se dentro dos valores normais, não sendo muito encontrado nos animais domésticos (MATOS & MATOS, 1988; JAIN, 1993).

A presença de um percentual maior dessas células jovens, associado a uma leucocitose com neutrofilia, sugere fortemente a existência de uma infecção aguda. Quando o paciente apresenta muitos bastões no sangue, dizemos que ele tem um “desvio à esquerda”.

Os padrões clássicos de reações às infecções bacterianas e virais são bem conhecidos: em infecções bacterianas têm-se leucocitose com neutrofilia, algumas vezes com desvio à esquerda e, em infecções virais, poderemos ter linfocitose, eventualmente linfopenia e presença de linfócitos atípicos.

O hemograma destes pacientes mostra linfocitose evidente, frequentemente acima de 10.000/mm3, com a presença de grande quantidade de linfócitos atípicos, perfazendo muitas vezes mais do que 30%-50% dos linfócitos. É importante notar que a atipia pode durar por semanas a meses mesmo depois de resolvido o quadro.

Como os bastões costumam estar à esquerda na lista, quando há um aumento do seu número diz-se que há um desvio para a esquerda no hemograma. Portanto, se você ouvir o termo desvio à esquerda, significa apenas que há um aumento da produção de neutrófilos jovens. Os neutrófilos segmentados são os neutrófilos maduros.

O considerado normal é, os valores que ocorrem em 95% da população sadia. 5% das pessoas sem problemas médicos podem ter valores do hemograma fora da faixa de referência (2,5% um pouco abaixo e outros 2,5% um pouco acima). Portanto, pequenas variações para mais ou para menos não necessariamente indicam alguma doença.

O diagnóstico é feito quando os valores de hemoglobina no hemograma são: Nos homens: inferior a 14 g/dL de sangue; Nas mulheres: inferior a 12 g/dL de sangue; Normalmente, esse exame de sangue já inclui a quantidade de ferritina, para que o médico possa avaliar se a anemia é causada por deficiência de ferro.

sm. 1. Ação ou resultado de desviar(-se) do caminho ou posição inicial: Houve um desvio na rota do avião: desvio do septo nasal.

Significado de Desvio
substantivo masculino Mudança de direção ou de posição. Volta, sinuosidade de um caminho, de um rio etc. Subtração fraudulenta: desvio de material.

Um desvio à esquerda degenerativo indica que a resposta de neutrófilos ao estado inflamatório é apropriada e que, no momento da colheita da amostra, a produção e a liberação de neutrófilos estão respondendo adequadamente à demanda.

As taxas globais de leucócitos para homens adultos normais estão entre 4.500 e 11.000 por milímetro cúbico de sangue . Considera-se que há leucocitose quando a pessoa apresenta mais de 11.000 leucócitos por milímetro cúbico de sangue .

Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

Linfócitos altos
Esse quadro, também chamado de linfocitose, acontece quando os linfócitos estão acima de 4.000/µL e pode ser causado por: Infecções virais (mononucleose, rubéola, hepatite etc) Infecções crônicas (tuberculose) e. Câncer do sangue (leucemias e alguns subtipos de linfoma)