O que é um desk board?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

A lousa Interativa Desk Board permite vivenciar uma nova realidade no processo de ensino e aprendizagem através da interatividade com conteúdo digital. O professor e seus alunos podem escrever, desenhar e mover objetos com o toque dos dedos.

Um dashboard serve para o monitoramento de dados em tempo real. Seja para otimizar processos, seja para acompanhar a performance e crescimento da empresa. E essas informações devem ser representadas com fácil compreensão visual. Então, o mais comum é o uso de gráficos e tabelas para mostrar os indicadores e métricas.

Por isso, há três tipos de dashboards — o operacional, o tático e o estratégico.

Uma das maiores diferenças entre um relatório e um dashboards é que, embora um relatório seja normalmente focado em um tópico específico, um painel fornecerá uma visão geral, reunindo dados de vários tópicos e/ou fontes. Contrapondo aos relatórios, que tendem a ser estáticos, um dashboard é interativo e dinâmico.

Um dashboard, termo que pode ser traduzido como painel de controle ou painel de bordo, reúne diversos dados e indicadores através de gráficos e tabelas. A ferramenta permite o monitoramento simultâneo de um grande número de informações, visualizadas com facilidade em um único ambiente.

Os 3 comuns tipos de dashboard que você precisa conhecer

  • Dashboard Operacional. Como o próprio nome diz, o dashboard operacional contém métricas referentes às operações da empresa. ...
  • Dashboard tático. ...
  • Dashboard estratégico.

Como criar um dashboard no Excel

  1. Escolhendo o gráfico. No Excel existem muitas opções de gráfico, mas nem todas funcionam quando se escolhe um tipo de cruzamento de dados. ...
  2. Faça um filtro dos seus dados. ...
  3. Selecione os dados de cada gráfico. ...
  4. Customizando o gráfico. ...
  5. Organizando o dashboard.

Um dashboard é uma representação visual de métricas chave que lhe permitem ver e analisar rapidamente os seus dados num único local.

Esses dados geralmente são apresentados em dashboards de indicadores de desempenho.
...
São quatro os tipos de análise de dados mais importantes e utilizados:

  • Análise descritiva.
  • Análise prescritiva.
  • Análise preditiva.
  • Análise diagnóstica.

O Excel, editor de planilhas da Microsoft, é uma das ferramentas mais utilizadas para criar dashboards e permite que usuários com conhecimento básico montem seu próprio painel sem dificuldades.

A palavra dashboard significa “Painel” em português. Sendo assim, pode-se definir esse instrumento como um painel que reúne as métricas de indicadores importantes na tomada de decisões em um determinado processo.

  1. Google Data Studio. O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita do Google que permite transformar dados em relatórios, bem como em painéis informativos. ...
  2. Google Sheets. O Google Sheets é um recurso do Google para a criação de planilhas. ...
  3. Data Deck. ...
  4. SemRush. ...
  5. HubSpot CRM.

O que não pode faltar no Dashboard do comercial?

  • FILTROS PARA SELECIONAR PERÍODOS. ...
  • TIMELINE DE VENDAS. ...
  • LINHA DE METAS. ...
  • INDICADORES. ...
  • TOP VENDEDORES. ...
  • TOP CLIENTES. ...
  • ITENS MAIS VENDIDOS. ...
  • E MAIS…

Boas Práticas no Desenho de Dashboards

  1. Conhecer o público-alvo. A definição do público-alvo é o primeiro e mais importante passo no desenho de um Dashboard eficaz. ...
  2. Classificar o dashboard. ...
  3. Escolher o visual correto. ...
  4. Providenciar contexto. ...
  5. Tomar atenção aos detalhes. ...
  6. Utilizar funcionalidades visuais adequadamente.

Bom, vou direto ao ponto! O Dashboard é uma ferramenta de visualização de dados que exibe o status atual das métricas e indicadores chave de desempenho (KPIs) de uma empresa. Os Dashboards consolidam e organizam números, métricas e às vezes scorecards de desempenho em uma única tela.