O que é um desgaste emocional?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

O que é esgotamento emocional? O esgotamento emocional é aquela sensação de que você está no limite do cansaço. É possível que você trabalhe durante muito tempo ou tenha uma rotina muito agitada, sobrando pouco tempo para que possa cuidar de si próprio e relaxar.

O cansaço mental ou estafa mental pode gerar problemas físicos e mentais, como insônia, hipertensão, dores, gastrite, dificuldade para se concentrar, baixa imunidade, entre outras doenças. Ele pode até chegar ao burnout, uma síndrome causada pela exaustão extrema, geralmente relacionada ao trabalho.

A crise emocional é caracterizada por um desgaste psicológico que pode ser decorrente de diversos fatores na vida de uma pessoa. Também conhecida como surto emocional, ela se instala quando o sofrimento psíquico é muito grande, ultrapassando a capacidade do indivíduo de lidar com a crise.

Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções. “Os problemas de saúde física podem colocar os indivíduos em uma situação emocionalmente difícil.

Sobrecarga mental é a ansiedade relacionada às atividades que você fez ou que ainda precisa fazer no curto prazo. Assim, a preocupação pode ser tanto da qualidade quanto da quantidade de deveres.

Meditação e técnicas para controlar estresse e ser produtivo
Para evitar o esgotamento mental, vale a pena ainda incentivar a alimentação saudável e as atividades físicas. De acordo com a Associação de Ansiedade e Depressão da América, a prática de exercícios diminui a tensão, eleva o humor e melhora o sono.

Um quarto bagunçado pode ser o resultado de diversos fatores. Pode significar falta de tempo em manter o espaço arrumado e limpo. Pode ser sinônimo de que você esteja muito atarefado, ou pode ser o resultado de filhos pequenos em casa — onde nem sempre é possível arrumar na mesma velocidade com que eles bagunçam.

Entre os nutrientes que combatem o cansaço físico e mental, 7 se destacam:

  • Vitaminas do complexo B. ...
  • Vitamina C. ...
  • Coenzima Q10. ...
  • Magnésio. ...
  • Óleo de semente de uva. ...
  • Cafeína. ...
  • Fosfatidilserina.

“Esse tipo de comportamento pode aparecer em vários transtornos do sono, mas também em um paciente que tenha depressão. É uma obsessão por dormir, relacionada ao desânimo e à falta de energia.” Além da depressão, fatores como a falta ou o excesso de sono podem desencadear o que se considera ser a clinomania.

A 7 alternativas de chá para estresse

  1. Camomila. A planta é uma das mais conhecidas pelas suas propriedades relaxantes. ...
  2. Capim-limão. O capim-limão é originário da Índia e cultivado em países de clima tropical e subtropical. ...
  3. Maracujá ...
  4. Valeriana. ...
  5. Mulungu. ...
  6. Erva-doce. ...
  7. Lavanda.

Diversos fatores podem levar alguém a perder o controle das emoções. As principais incluem a sobrecarga no trabalho, desentendimentos familiares ou o desequilíbrio emocional no relacionamento amoroso. Em geral, qualquer situação de grande estresse pode levar ao descontrole emocional.

A pessoa frustrada começa a perder o sono, sentir tristeza recorrente, não ter vontade de estabelecer novos objetivos e até mesmo se afastar de pessoas queridas. Neste caso, o paciente deve buscar ajuda de um psicólogo para tratar os sintomas depressivos.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
Os prejuízos do TAG são muito grandes, pois a pessoa sente-se paralisada, sem conseguir realizar suas atividades além de enfrentar problemas para dormir (insônia), dores de cabeça, indisposição, angústia e tensão constante.

Palpitações;

  • Palpitações;
  • Falta de ar;
  • Taquicardia;
  • Aumento da pressão arterial; Sudorese excessiva;
  • Dor de cabeça; Alteração nos hábitos intestinais;
  • Náuseas;
  • Aperto no peito;
  • Dores musculares.

A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, desânimo, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.

A dor emocional é um sentimento incômodo de origem psicológica que pode gerar tristezas, depressão e outras sensações negativas. Em muitos casos, a dor emocional é incitada por experiências emocionais danosas, como uma rejeição ou uma grande perda.

Superação – A perde de um filho é a maior dor emocional que o ser humano pode enfrentar. Além dela, traição, difamação, queda financeira ou ser vítima de violência estão entre as piores dores a serem esquecidas. Todas elas têm tratamento, mas este varia de acordo com a gravidade do trauma e a personalidade da pessoa.

Segundo a especialista em psicologia clínica Patricia Santiago, isso ocorre porque, além de tirar a paz, gerar estresse e prejudicar a qualidade do sono, o fato de nutrir sentimentos negativos influencia no desenvolvimento de diversas doenças como gastrite, hipertensão, diabete e obesidade.