O que é um derrame articular?

Perguntado por: rvasques . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Derrame articular é o termo médico para acúmulo de líquido dentro de uma articulação. O mais comum é o aumento do próprio líquido articular (líquido sinovial) devido a uma resposta inflamatória. Isso ocorre por conta da sinovite, a inflamação da camada interna do joelho (sinóvia), que produz o líquido articular.

Esse quadro recebe o nome de pioartrite ou artrite séptica e é perigoso, podendo levar à destruição da cartilagem e sequelas graves, caso o tratamento adequado não seja realizado o quanto antes.

Cada caso é um caso e não existe uma receita mágica para curar o derrame articular no joelho. No entanto, o principal tratamento para essa enfermidade é a fisioterapia e a massoterapia, que apresentam resultados a médio e longo prazo.

O derrame articular tem cura e, normalmente, o tratamento é feito com fisioterapia para facilitar a absorção do líquido, reduzindo seus sintomas.

Chamado derrame articular, ou inchaço do joelho, ou a popular “água no joelho” ocorre quando o excesso de líquido se acumula dentro ou ao redor da articulação do joelho. E, como veremos mais para frente, existem muitas causas comuns de inchaço, incluindo artrite e lesão dos ligamentos ou menisco (cartilagem no joelho).

Para tanto, é necessário se consultar com o ortopedista especialista em joelho. Feito isso, aí sim você pode malhar.

Quais são os principais sintomas dos “derrames” nas pernas? De um modo geral, os “derrames” são assintomáticos. Quando sintomáticos, podem causar um desconforto localizado e, muito raramente, a sensação de peso, prurido (comichão), ou cansaço nas pernas.

4- Tratamento caseiro
Em outros casos, o médico pode indicar tratamento caseiro para água no joelho, que consiste na aplicação de uma bolsa de gelo sobre a articulação inchada de 3 a 4 vezes por dia. É importante deixar a bolsa atuar por 15 a 20 minutos em cada aplicação.

Repouso e gelo na região são os primeiros tratamentos que podem ser feitos. Se a dor persistir, é preciso buscar auxílio médico para encontrar o melhor tratamento. O especialista pode indicar remédios analgésicos, anti-inflamatórios, fisioterapia e a punção articular (procedimento simples para a retirada do líquido).

Além da dor no joelho, que pode se tornar insuportável dependendo da causa de acúmulo de fluido no joelho, há um aumento da temperatura local e vermelhidão na articulação; fraqueza dos músculos da coxa e da perna e inchaço do joelho afetado.

Se sentir dor no joelho ao dobrar e esticar, o mais indicado é procurar o atendimento de um médico ortopedista. Ele saberá diagnosticar a origem e iniciar o melhor tratamento, que pode variar entre repouso, imobilização com joelheira, medicação, e em casos extremos, cirurgia.

As opções comumente recomendadas incluem: Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides ou AINEs *, incluindo ibuprofeno e naproxeno, que podem reduzir a dor e o inchaço – para os pacientes que não possuem restrições aos aines *

Você percebeu que, sim, derrame no joelho aposenta, assim como outras patologias na região. Mas o quadro para que isso aconteça, normalmente, é bem grave e, de fato, impede as atividades do paciente. Na grande maioria dos casos, pessoas com derrame no joelho podem se recuperar.

Por outro lado, também existem sinais de dor no joelho que indicam que a lesão pode ser grave:

  1. Dor extrema.
  2. Grandes feridas.
  3. Deformidade do joelho.
  4. Incapacidade de suportar peso na perna afetada.
  5. Incapacidade de endireitar a perna.
  6. Joelho dobra quando você tenta andar.

Traumas diretos, uso excessivo ou repetitivo da articulação, infecção e doenças reumáticas que influenciam na destruição do tecido (como artrose, por exemplo), estão entre as principais causas para a inflamação que ocorre na água no joelho.

De forma geral, essa dor contínua associada à perda da mobilidade pode ser proveniente de problemas mais graves. Rompimento dos ligamentos, artrites e cistos estão entre as patologias mais preocupantes dentre qualquer médico ortopedista especialista em joelho.

A sinovite é a inflamação deste líquido. Ou seja, além do líquido estar acumulado, ela ainda está em processo inflamatório. É comum que isso gere dor e limitação nos movimentos. Então, de forma resumida, o derrame articular com sinais de sinovite é um acúmulo de líquido na articulação, somado a inflamação do mesmo.