O que é um dente antagonista?

Perguntado por: smatias . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Quando se perde um dente na parte de baixo da arcada, por exemplo, aquele que está acima (o antagonista) fica sem função. Este cenário pode resultar em um sorriso totalmente desalinhado. Deixar esse vazio na gengiva precisa ser bem pensado e tratado rapidamente para não gerar outras complicações.

A extrusáo dentaria consiste em um processo pelo qual a coroa dentaria erupciona além do plano oclusal e acredita-se que sua principal causa seja a ausência de dente antagonista.

Os dentes anteriores são os seis dentes localizados na frente da boca em cada arcada. Logo atrás deles estão os pré-molares, e os molares estão localizados no fundo da boca. Os oito incisivos são os dentes achatados, quadrados e afiados, localizados na frente e no centro, usados para cortar alimentos.

Mordida aberta - causas
As causas da mordida aberta prendem-se essencialmente com hábitos parafuncionais, tais como a sucção dos dedos; o uso prolongado da chupeta; a interposição da língua; roer as unhas; morder os lábios; morder lápis, canetas ou outros objetos; respiração bucal, entre outros.

Além de prejudicar o sorriso, a mordida profunda pode trazer complicações no céu da boca, na mastigação, provocar travamento na mandíbula, afetar as articulações, entre outros incômodos.

Dentes pré-molares: os dentes da mastigação
O mais próximo da linha média é o primeiro pré-molar e o mais distante da linha média é o segundo pré-molar. Esses dentes podem ter 3-4 cúspides.

TERCEIRO MOLAR SUPERIOR (18 e 28)
No todo, é o menor dos molares. A forma da coroa lembra aquela do segundo molar tricuspidado, com a face oclusal de contorno triangular. Quando a cúspide disto-lingual está presente, é muito pequena.

Existem 4 tipos principais de maloclusões, sendo elas: mordida aberta, mordida cruzada, sobremordida e apinhamento. Entenda melhor sobre cada uma delas abaixo.

Esses casos acima podem vir a causar infecção e perda óssea e ainda influencia no processo de cicatrização – o que pode provocar a perda do implante.

Um dente necrosado é um dente sem vida, já que a lesão acontece na polpa do dente e pode acarretar em diversos problemas para o paciente que não buscar o tratamento adequado para isso. “A necrose pulpar trata-se da morte da parte viva do dente que é chamada de polpa”, explica a endodontista Sofia Cabaleiro.

Na fusão dental, temos dentes que, em algum momento no período da sua formação (odontogênese), tentaram de fusionar. Por consequência disso, acontece a união de dois germes dentários adjacentes. Desse modo, encontram-se aderidos pela dentina, possuindo duas coroas e duas raízes. Um sinônimo para fusão é sinodontia.

Os dentes posteriores são chamados dessa maneira porque estão localizado na porção mais ao fundo da nossa arcada dentária. Desse modo, os dentes posteriores são: primeiros e segundos pré-molares e primeiros, segundos e terceiros molares.

Os dentes sisos (terceiros molares) são os últimos dentes a se formarem em nossas bocas. Temos 4 dentes sisos, 2 superiores e 2 inferiores que nascem de forma aleatória, e ficam localizados atrás de todos os outros dentes, no término das arcadas dentárias em ambos os lados.

Pré-molares
Eles têm muitas cristas e ajudam a mastigar e moer os alimentos. Os adultos têm oito pré-molares . O primeiro e o segundo pré-molares são os molares que ficam ao lado dos caninos. As crianças pequenas não têm dentes pré-molares.

O tratamento da mordida aberta depende muito da causa do problema. Caso ela seja por alterações dentárias, a ortodontia se destaca, já que nesses casos o mais indicado é, sem dúvidas, o uso do aparelho ortodôntico.

A mordida correta é aquela em que todos os dentes se encaixam. Quando isso acontece, é mais fácil manter o bom funcionamento de todas as funções realizadas pela boca,além, é claro, de deixar o sorriso esteticamente mais harmônico. Nela, os dentes superiores tocam os inferiores de forma alinhada.

Mordida aberta: tempo de tratamento pode variar
Com o devido uso do aparelho ortodôntico, é possível que a mordida feche no período de 6 a 12 meses. No entanto, de acordo com a dentista, esse tempo pode variar, pois cada caso tem suas particularidades e demanda certos cuidados.