O que é um demonstrativo de resultado?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 19 votos

Demonstração do Resultado do Exercício, também conhecida como DRE, é um documento contábil de demonstração cujo objetivo é detalhar a formação do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas de uma empresa, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência (receitas e ...

A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) resume todas as operações financeiras da empresa em um único documento e mostra o que você mais quer saber: se teve lucro ou prejuízo. Todo empreendedor sabe que existem diversos relatórios importantes para a contabilidade de qualquer empresa.

Enquanto o balanço patrimonial apresenta a situação financeira da empresa no exercício fiscal, o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) apresenta o desempenho financeiro da empresa em um período específico, que pode ser ou não o exercício fiscal, podendo ser um período menor.

De forma resumida, todas as empresas precisam fazer o DRE, exceto quem é MEI. As companhias de capital aberto, além de fazer o DRE, precisam divulgar esses dados, para manter os acionistas informados sobre o andamento do negócio.

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um relatório contábil que reúne os principais indicadores financeiros de uma empresa em um determinado período de tempo e mostra se ela está tendo lucro ou prejuízo.

A estrutura de DRE é constituída por um relatório contábil elaborado juntamente com o Balanço Patrimonial, que descreve, de forma vertical e resumida, as operações financeiras de uma empresa em determinado período de tempo. Ela apresenta o resultado líquido, que pode ser lucro ou prejuízo.

Estrutura básica para DRE
A primeira linha traz a informação da Receita Bruta (de Vendas), que é a soma total do que sua empresa vendeu no período. – A seguir, aparecem os Impostos que a sua empresa pagou ou vai pagar. – A terceira linha é resultado da primeira menos (-) a segunda.

A DRE detalha os resultados da organização fornecendo uma visão global e realista das despesas e lucros de seu negócio. Se você está buscando soluções para o crescimento do seu negócio, elabore a sua DRE. Aliás, ela deve ser feita anualmente por todas as empresas, exceto MEI, e assinada por um contador.

Quais são os passos para elaborar uma DRE?

  1. Montar sua estrutura. Em primeiro lugar, é preciso montar a estrutura da DRE. ...
  2. Calcular a Receita Líquida. ...
  3. Descobrir o Resultado Bruto. ...
  4. Obter o Resultado Antes do IR e CSLL. ...
  5. Conhecer o Lucro Líquido. ...
  6. Conseguir o Resultado do Exercício.

pelo site da própria empresa; pelo site do Banco Central do Brasil; pela consulta na versão digital do Diário Oficial; pelo portal E-Diário.

Enquanto o balanço patrimonial serve principalmente para fazer um comparativo com os anos anteriores, a DRE tem como objetivo esclarecer como se formou a situação líquida da empresa no final do exercício. Naturalmente, ambos se complementam na análise da situação econômica, financeira e patrimonial do negócio.

Enquanto o balanço patrimonial permite o levantamento preciso de ativos e passivos, o DRE apresenta o resultado financeiro do exercício, a partir da relação completa de receitas e despesas do negócio sob o regime de competência.

Passivos = Dívidas de curto prazo + dívidas de longo prazo. Ativos = Bens, valores, créditos ou patrimônios.

A legislação determina que os Termos, Balanço e DRE sejam assinados pelo sócio administrador e pelo contabilista responsável.