O que é um crepe de alfaiataria?

Perguntado por: lleiria . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

1 – Crepe Alfaiataria: possui elastano em sua composição, dando uma boa flexibilidade, porém, é um tecido encorpado e possui um caimento pesado, ficando muito elegante em peças de inverno.

Ele pode ser fosco ou acetinado. Quando é acetinado, chamamos de “crepe bubble satin”. O fosco tem o toque um pouquinho mais crespo, já o acetinado é mais sedoso, mas em termos de caimento é o mesmo.

Os tecidos de alfaiataria são curingas que vestem bem todos os estilos e podem transitar do dia à noite sem problema algum. É um tecido encorpado e de caimento mais pesado. Por possuir elastano em sua composição, tem excelente elasticidade e é muito confortável.

A principal diferença entre ambas é o tecido. Quando falamos em peças de estilo alfaiate, os tecidos mais encorpados e estruturados entram em cena, diferente da peça social que normalmente usa um tecido fino e menos espesso. Além disso, a forma de costura também é diferente.

Os tecidos crepes leves mais famosos são o bubble, o lorraine e o nuage. Eles são uma ótima aposta para usar em climas mais quentes, por terem o tecido mais fino, mais solto e até mesmo mais fresco.

Tecidos de fibras naturais, como algodão, lã e seda, são mais propensos a encolher, uma vez que essas fibras podem encolher quando expostas ao calor e umidade. Além disso, se as instruções de lavagem não forem seguidas corretamente, isso também pode levar ao encolhimento.

O crepe é leve, fluído, e tem aspecto ondulado, marcados pela textura feita com fios altamente torcidos. O caimento é caracterizado por ser mais reto. Esses tecidos de malha são super confortáveis e frescos no corpo porque as fibras permitem a passagem do ar, por serem finos e a trama leve.

O crepe bubble é o ideal para confecção desse tipo de vestido pois ele é bem leve. Existe também um outro tipo de bubble que é o bubble satin, que diferente do crepe bubble é mais macio e sedoso, com uma textura mais lisa.

Os crepes feitos com fibra natural são os melhores, mas se forem 100% poliéster ou feitos de outra fibra sintética, serão quentes e sem bom caimento.

praticamente. as mesmas e da viscose comum com uma exceção ele tem a superfície com aparência crepom nada que é o que traz. esse nome de crepe de viscose ele tem uma superfície mais enrugadinha então crepe de viscose.

Saber identificar o que é tecido crepe não é muito complexo. O tecido é caracterizado por ser leve, opaco e uma superfície levemente rugosa.

Entre as opções mais tradicionais (e belas) de tecidos finos para vestido de festa pode-se destacar:

  1. Musseline. Este é um tecido delicado e transparente com uma aparência muito fluida; É usado principalmente em camadas. ...
  2. Crepe. ...
  3. Organza. ...
  4. Tafetá ...
  5. Tecidos de renda. ...
  6. Cetim. ...
  7. Tule.

Cetim

Cetim. O cetim é o mais recomendado para uma roupa mais elegante. Afinal, pode ser encontrado em diversas cores e modelos. Por ser um tecido delicado, a lavagem deve ser feita à mão e na água fria.

Linho: a fibra vegetal mais comprida do mercado, retirada das fibras das plantas. Lã e cashmere: proveniente de animais caríssimos de manter, por isso o alto valor de mercado. Algodão nobre: como o egípcio e o pima, entregam característica superiores, de resistência às bolinhas e com muito brilho, toque e maciez.

Mas e na hora de escolher o tecido? Bom, atente-se ao material: toque, caimento e visual são importante. Entre os tecidos mais clássicos do mundo da alfaiataria, temos o crepe, o linho, a zibeline e as peças em lã (acrílica ou natural). De modo geral, evite tecidos sintéticos de baixa qualidade.

O corte de uma peça de alfaiataria é mais reto, é estruturado. Já as técnicas de modelagem das peças em alfaiataria tendem a ser mais complexas e terem o acabamento mais elaborado. Até alguns anos atrás, seria OK dizermos que as peças em alfaiataria eram feitas com tecidos mais estruturados.