O que é um credor na Bíblia?

Perguntado por: lescobar . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 20 votos

Pessoa a quem se deve dinheiro (#Dt 15.2; Lc 7.41).

Na antiga Babilônia, os casos de insolvência de dívidas eram comuns por causa das desgraças, das pestes, da guerra, mas, também, pelos altos juros que os credores cobravam. Nos contratos, fazia-se penhora de casas, campos, escravos, filhos e mulher. Só no fim, o credor se apoderava do proprietário.

Quando alguém faz um empréstimo consignado, ele está solicitando crédito a um credor. Ou seja, um credor é aquela pessoa ou empresa que tem direito a receber um valor de acordo com uma dívida contraída anteriormente.

O credor é a parte de uma operação financeira que empresta dinheiro ou cede recursos à outra parte. Ambos, aliás, podem ser pessoas físicas ou jurídicas.

Credor é o nome utilizado para identificar uma das partes de uma relação de empréstimo, em que um sujeito (ou organização) empresta dinheiro a outro e cria assim uma obrigação entre eles.

Fique no azul: “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros” - Romanos 13:8” Em suas falas na Bíblia, Cristo e seus apóstolos deixam claro ser contra as pessoas que se endividam e dão calotes. A dívida no texto sagrado é considerada um motivo de vergonha.

Dependendo da defesa, o juiz pode mandar bloquear suas contas. Nesse tipo de ação, o devedor não tem alternativa: se não pagar voluntariamente dentro de 15 dias, começa a execução forçada, e o juiz pode penhorar bens, bloquear contas, passaporte, CNH e cartões de créditos.

Não, de acordo com a Constituição Federal, a prisão ocorre apenas em casos que envolvem a falta de pagamento de alimentos. Diante disso, não pagar o empréstimo não é crime, mas dívidas feitas no cartão de crédito, cheque especial, financiamento, empréstimos etc. geram uma série de outros problemas já descritos acima.

A Bíblia compara o pecado com uma dívida que não podemos nunca pagar, porque é tão grande. Merecemos castigo por contrairmos uma dívida tão grande, mas Deus decidiu nos perdoar. Na cruz, Jesus pagou a dívida toda! Agora podemos viver livre da dívida do pecado.

“Se fizerem empréstimo a alguém do meu povo, a algum necessitado que viva entre vocês, não cobrem juros dele; não emprestem visando a lucro” (Êxodo 22,25). (Levítico 25,37).

Quando um devedor não conseguia saldar sua dívida, ele e sua família eram tomados como escravos pelo credor, devendo eles trabalhar até que a dívida fosse integralmente quitada.

11 antônimos de credor para 2 sentidos da palavra. O contrário de credor é: 1 devedor, endividado, penhorado, caloteiro.

Mais do que isso, o credor pode fazer o protesto extrajudicial se houver título de crédito ou entrar com a ação judicial para realizar a cobrança. O que ele não pode é expor quem está devendo a ameaças e violência moral ou física. Também não pode reter um documento ou bem para forçar a quitação do débito.

O credor tem todo o direito de cobrar o devedor, protestar títulos não pagos e cadastrar o nome do devedor em órgãos de restrição ao crédito. Além disso, o credor, pode realizar as cobranças por telefone, cartas e até contratar cobradores.

Representante convencional: é aquele que recebe mandato do credor, outorgando que seja representante deste. Representante legal: é aquele que a lei estipula (pai, tutores, curadores). Representante judicial: é aquele nomeado pelo juiz.

Passo a passo no App BB:

  1. Abra o App BB e acesse o menu “Cartões”.
  2. Clique em “Pagar fatura”, depois em “Renegociar cartão com empréstimo” e siga as orientações em tela. As taxas de juros são diferentes. Simule as opções e escolha a que melhor se adequar ao seu planejamento.

Os sujeitos da obrigação podem ser divididos em: a) sujeito ativo - é o credor, aquele que tem direito a uma prestação; b) sujeito passivo - é o devedor, aquele que deve realizar a prestação.

O pagamento das dívidas segue a seguinte ordem de preferência: Credores extraconcursais – Os créditos extraconcursais têm prioridade de pagamento em relação a todos os credores, inclusive aos credores com privilégios.

Oração para conseguir pagar todas as dívidas
Coloco-me sob a orientação divina. Sigo as instruções de Deus e vou pagando corretamente tudo que é devido aos outros, pois o que é dos outros não me pertence e nem me faz falta, já que a abundância infinita jorra sobre mim como uma chuva torrencial.

Jesus nos diz no Evangelho: “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Lc 16,13). Judas servia a Deus, mas, queria também servir ao dinheiro. E quando o amor ao dinheiro entra no nosso coração, ele o governa. Ninguém consegue servir a Deus e ao dinheiro, tenhamos isso como princípio de vida.

7 O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta.