O que é um corte contuso?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

ferimento contuso: bordos irregulares e macerados, sem sangramento vivo, forma estrelada. Produzido por instrumento rombo capaz de romper a integridade da pele (ex.: pedra).

2.2.
Também são denominados feridas. Incisivas/cortantes: produzidas por agentes vulnerantes cortantes, afiados, capazes de penetrar a pele (bisturi, faca, estilete etc), produzindo ferida linear com bor- das regulares e pouco traumatizadas.

As feridas suturadas podem ser mantidas abertas após 24 horas do procedimento.

A natureza jurídica delas podem ser lesões corporais, homicídios, suicídios ou acidentes. São exemplos: Facas, punhais, canivetes, baionetas, peixeiras, florete, lima, etc.

Contusão é toda lesão produzida por golpes ou impactos externos acompanhando de extravasão de líquidos orgânicos sem, no entanto, causar dilaceração ou ruptura da pele. É justamente esse fator que diferencia uma contusão de uma ferida.

FERIDA qualquer lesão na integridade da pele e tecidos adjacentes . Classificação da UP pelo comprometimento tecidual: • Estágio I: comprometimento da epiderme; Estágio II: comprometimento até a derme; • Estágio III: comprometimento até o subcutâneo; • Estágio IV: comprometimento do músculo e tecido adjacente.

Cortes/Incisões - feridas habitualmente mais compridas que largas e que foram produzidas por objeto cortante, linear e afiado (facas, vidros e outros objetos cortantes). Podem ser profundas e habitualmente sangram muito.

Uma lesão contundente é um golpe forte que não penetra na pele. As lesões contundentes no coração podem ser causadas por acidente com veículo a motor, uma queda de altura ou, menos frequentemente, por um golpe direto.

Laceração. Uma laceração é um corte profundo de sua pele. Acidentes com facas, ferramentas e maquinaria são causas frequentes de lacerações. No caso de lacerações profundas, o sangramento pode ser rápido e extenso.

Ação contundente é aquela causadora de dano de forma ativa (instrumento se choca com o corpo), passiva (corpo choca-se com o instrumento) ou mista (biativa ou bioconvergente), re- sultante em lesões superficiais e profundas denominadas contusão e ferida contusa (CROCE; CROCE JR., 2009).

Recomenda-se apenas lavar bem o local com água corrente e sabão. Após a limpeza, avaliar as condições do ferimento e aplicar as medidas preconizadas para tratamento antirrábico, considerando a gravidade do ferimento e o estado do animal agressor, incluindo também as medidas para profilaxia do tétano.

“Com o ponto, a cicatriz fica sempre menor.” O ponto une as bordas do ferimento, o que facilita a cicatrização e a regeneração dos tecidos. “Se deixar cicatrizar sozinho, o corte permanece aberto e isso pode ocasionar uma fibrose exacerbada no tecido, conhecida como queloide, que deixa a cicatriz muito maior”, explica.

Comorbidades como diabetes, doença arterial periférica e feridas crônicas prejudicam a formação de tecido de granulação. Por isso, esses pacientes não devem ser suturados com mais de 6 horas em extremidades (menor perfusão), ou mesmo não serem suturados a depender do local.

Bordas irregulares, escoriadas ou equimosadas, fundo irregular, presença de pontes de tecidos íntegros entre uma borda e outra da ferida e vertentes irregulares são, entre outras, características das feridas contusas.

O trauma contuso ocorre quando a vítima do trauma sofre um ferimento no qual não existe perfuração de tecido externo (cortes na pele e/ou músculos). A maioria destes traumas causa as seguintes complicações: Hemorragia interna - normalmente ocorre por lesão grave em algum órgão ou tecido interno.

Os instrumentos contundentes produzem os seguintes ferimentos: • R. Escoriações e equimoses. A ação que caracteriza o instrumento contundente é: R. A pressão sobre uma superfície do corpo da vítima.

Fase proliferativa

  • Neo-angiogênese. A neo-angiogênese é a formação de novos vasos sanguíneos. ...
  • Epitelização. A epitelização ou migração é a proliferação celular basal e migração das células epiteliais na ponte de fibrina, que rejuvenesce a derme. ...
  • Fibroplasia. ...
  • Tecido de Granulação.

O processo cicatricial é comum a todas as feridas, independe do agente que a causou. O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação.