O que é um corpo neutro?

Perguntado por: emoraes . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.4 / 5 2 votos

Dizemos que um corpo é neutro quando o número de prótons (carga positiva) é igual ao número de elétrons (carga negativa). Quando um corpo recebe ou perde elétrons ele se torna eletrizado.

Um corpo neutro é aquele que tem a mesma quantidade de prótons e elétrons. Já um corpo eletrizado pode ter ou mais prótons (eletrizado positivamente), ou mais elétrons (eletrizado negativamente).

Já o corpo eletrizado possui cargas positivas. Consequentemente, quando aproximarmos os dois corpos, os elétrons do corpo neutro iraão se atrair pelos prótons do corpo carregado poisitivamente e com isso ocorrerá a atração eletromagnética.

isto se chama indução eletrostatica pq um corpo neutro tem o mesmo numero de cargas positivas e negativas, so que quando um corpo eletrizado é aproximado, ele induz as cargas se dividirem, as que tem mesma carga do corpo vao para o lado oposto e as que tem carga oposta vao para perto desse corpo, ai o corpo atrai essa ...

Positivamente: se possui mais prótons que elétrons; Negativamente: se possui mais elétrons do que prótons.

A lei de Coulomb é a lei da Física que nos permite calcular a força de interação entre cargas elétricas. De acordo com essa lei, a força elétrica é proporcional ao produto do módulo de duas cargas elétricas, bem como inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

Nêutron é uma partícula neutra que faz parte do núcleo do átomo. Esse elemento não possui carga elétrica, mas é formado por quarks – partículas elementares que constituem a estrutura da matéria.

Prótons (p+)
Os prótons são partículas eletrizadas de carga positiva, as quais, junto aos nêutrons, constituem o núcleo dos átomos. Possuem o mesmo valor da carga dos elétrons, e por isso, os prótons e os elétrons tendem a se atrair eletricamente.

Na primeira, percebe-se que o número de prótons é igual ao número de elétrons, ou seja, o corpo está neutro. Podemos afirmar que o corpo não está eletrizado, pois ele é constituído de átomos eletricamente neutros.

Um corpo é neutro quando possui a mesma quantidade de prótons e elétrons. Quando um objeto neutro perde elétrons, ele passa a ter mais prótons, ou seja, excesso de cargas positivas. Pode-se concluir então que ele fica eletrizado positivamente.

O corpo neutro deverá estar ligada a terra para que os elétrons escoem e assim o corpo passa ser eletrizado. Assim, há separação de cargas num corpo neutro devido à proximidade de um corpo eletrizado quando ocorre o processo de eletrização por indução.

Corpo eletrizado negativamente
É quando um corpo possui mais cargas negativas que positivas, ou seja, quando ganha elétrons.

Isso pode ser feito a partir de três processos de eletrização, que são: por atrito, por contato e por indução. Um corpo é considerado eletricamente carregado, ou eletrizado, quando possui excesso de prótons ou elétrons.

No processo de eletrização por indução, a carga elétrica final do condutor que estava neutro sempre possui sinal oposto à do indutor. O mesmo processo pode ser repetido para eletrizar positivamente um objeto neutro, porém deve ser usado um indutor de carga negativa.

A aproximação do corpo positivamente carregado atrai as cargas negativas do corpo eletricamente neutro. A extremidade próxima ao corpo carregado fica negativa, enquanto a extremidade oposta fica positiva. Mantendo-se o corpo carregado próximo, liga-se o corpo eletricamente neutro à terra.

No SI, a unidade usada para medir a corrente elétrica é o ampere (A), uma homenagem ao físico francês André-Marie Ampère, que equivale à transferência de uma carga de um Coulomb cada segundo: 1 A = 1C/s.