O que é um contrato vigente?

Perguntado por: dandrade8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Pode-se dizer que o contrato válido é o contrato existente em conformidade com a ordem jurídica. O contrato é vigente a partir do momento em que pode começar a produzir efeitos. Perceba-se que o contrato pode ser válido e não vigente.

– Se o início da vigência do contrato se deu em 15/12/2021, e sua vigência foi estabelecida em três meses, seu término deve se dar no dia de igual número do de início, ou no imediato, passados três meses, ou seja, no dia 15/03/2022.

Com efeito, o prazo de execução é o tempo necessário que o particular tem para executar o objeto, o qual está englobado no prazo de vigência. Enquanto que o prazo de vigência é o período de duração do contrato que não pode ultrapassar o respectivo crédito orçamentário, exceto em casos especiais previstos na lei.

1. Qualidade, estado ou situação do que é vigente. 2. Tempo durante o qual uma coisa vigora.

O que é Vigência? A princípio, vigência é o prazo que delimita o tempo que uma lei irá vigorar. Desse modo, todos os atos jurídicos devem respeitar os efeitos desta lei no que lhe couber.

É a data de início da locação, a partir da qual seu acesso ao imóvel será liberado e o aluguel passará a valer.

A cláusula de vigência constitui exceção ao princípio da relatividade dos efeitos do contrato, segundo o qual o contrato não produzirá efeitos (sejam benefícios ou malefícios) a terceiros que dele não sejam parte.

Início da vigência
Geralmente, uma norma entra em vigor no momento de publicação do texto legal que a veicula. No entanto, pode ser estabelecido no próprio texto legislativo que a norma só passará a viger após certo período de tempo contado a partir da publicação. Tal período é denominado vacatio legis.

De acordo com a advogada Marcela Oliveira, para um contrato ser válido, foram estabelecidos os seguintes critérios elencados no Código Civil, artigo 104: I – agente capaz; II – objeto lícito, possível, determinado ou determinável; III – forma prescrita ou não defesa em lei.

de até dez anos
Uma inovação significativa da Lei é a possibilidade de que os contratos administrativos possam ser celebrados e/ou prorrogados pelo prazo de até 10 (dez) anos – vigência decenal (art.

O prazo mínimo é de 3 (três) anos e o máximo é de 6 (seis) anos. Art. 160.

Quando a lei não estabelece, expressamente, a data do início de sua vigência, ela começa a vigorar 45 dias após sua publicação, conforme determina a Lei de Introdução ao Código Civil.

A palavra vigência se refere a quando uma legislação ou documento entra em vigor, ou seja, quando ele passa a ter validade.

Tempo durante o qual algo está em vigor: 2 constância, continuidade, duração, manutenção, permanência.

A vigência está diretamente relacionada à eficácia jurídica da norma. Por sua vez, a eficácia da lei está relacionada à possibilidade de a lei, uma vez válida e devidamente publicada, vir a surtir efeitos junto aos seus destinatários.

Em ocasiões em que o locatário comete algum ato ilegal no imóvel ou infração prevista em lei; Quando o locatário descumpre o contrato (atrasos constantes ou a falta de pagamento do aluguel, por exemplo).

1- O inquilino está isento de pagar custos extras de condomínio

  • Gastos de água, luz, energia e gás;
  • Limpeza e conservação das áreas comuns;
  • Salários e encargos trabalhistas dos funcionários do condomínio;
  • Manutenção de equipamentos;
  • Reposição do fundo de reserva que é direcionado para os gastos ordinários condominiais.

Nesse ponto, automaticamente, o inquilino só sairá do imóvel pelo FIM DO "CONTRATO VERBAL", após 5 anos de locação, ou seja, nas situações normais com contrato de locação residencial, o proprietário / locador poderá solicitar a posse do imóvel ao inquilino pelo fim do contrato, após 2 anos e meio (30 meses), conforme ...

Continuar lendo O que substitui vigente?