O que é um constrangimento social?

Perguntado por: amoreira8 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Como emoção, o constrangimento afeta momentaneamente a identidade apresentada pelo indivíduo na interação social. Essa identidade, estável ou flexível, pode ser ameaçada por um outro elemento inerente ao sujeito, denominado de contágio emocional.

Como provar dano moral no trabalho
No caso de danos morais no ambiente de trabalho, as provas utilizadas podem ser gravações, fotografias, e-mails, mensagens de celular, testemunhas. É preciso demonstrar que as atitudes ocorreram e que causaram abalos psíquicos e/ou físicos ao empregado.

O primeiro deles é a vis corporalis, ou seja, a violência, que se constitui naquela ação constrangedora dirigida ao corpo da vítima. O segundo é a vis compulsiva, isto é, a grave ameaça, a qual se constitui como o constrangimento exercido sobre o espírito do ofendido.

Que tende a se sentir mal em lugar estranho; envergonhado. Que sente aborrecimento; incomodado. Etimologia (origem da palavra constrangido). Part. de constranger.

O que fazer para lidar com situações constrangedoras em público?

  1. 1 – A VERGONHA E O MEDO. Até quem possui larga experiência de falar para muitas pessoas pode, em algum momento, sentir-se envergonhado em alguma situação. ...
  2. 2 – DESENVOLVIMENTO PESSOAL. ...
  3. 3 – ASSUMA SEUS ERROS. ...
  4. 4 – RESPIRE. ...
  5. 5 – ESTUDE. ...
  6. 6 – INVISTA EM ORATÓRIA.

Se você passou por uma situação que lhe causou constrangimento e acredita que foi moralmente danosa, o primeiro passo é procurar um advogado especialista em danos morais. Já no primeiro contato, leve documentos, fotos e relatos que possa corroborar sua história.

- Portal de Atendimento SP156; - denunciaogm@prefeitura.sp.gov.br.

Portanto, de modo geral, considera-se que o valor da indenização moral deve ser entre 1 e 50 salários mínimos.

Já nos Danos Morais, como não é possível “desfazer” os danos que uma pessoa sofreu, nem estipular uma quantia em razão disso, o valor da Indenização vai depender muito da análise de cada caso. Mas, em regra, você pode pedir qualquer valor de Indenização, desde R$ 1.000,00 até mais de R$ 500.000,00.

Os danos morais são aqueles que ferem o interior da pessoa, seu psicológico, bem como os direitos da personalidade, como o nome, a honra e a intimidade.

"[Seria] difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação.

A adrenalina quando acionada acelera a respiração e o batimento cardíaco, além de dilatar as pupilas, retarda o processo digestivo de modo que a energia seja direcionada para os seus músculos. Esse conjunto de efeitos são os que geram o choque que o indivíduo sente quando constrangido.

Desenvolvendo autoconfiança. Concentre-se nos seus pontos fortes. Essa é a primeira etapa do desenvolvimento da autoconfiança. Como a vergonha está associada a um sentimento de inadequação, lembrar-se das suas qualidades positivas poderá ajudá-lo a se sentir menos constrangido em situações sociais.

"Constrangimento é uma assinatura emocional da pessoa e promove confiança na vida cotidiana", afirma outro pesquisador envolvido na pesquisa, Robb Willer, um psicólogo social da Universidade de Berkeley.

Significado de Constrangimento
Uso da violência física contra uma outra pessoa; coação. Circunstância vergonhosa; situação de completo embaraço; vexame. Demonstração de timidez; encabulamento. [Por Extensão] Aquilo que é desagradável; aborrecimento.

Em primeiro lugar, é importante entender que “constranger” é obrigar/ compelir alguém a fazer/ não fazer, mediante violência ou grave ameaça, algo que a lei não manda ou não fazer algo que a lei permite. O crime de constrangimento ilegal é um crime subsidiário.

O dano moral é a violação da honra ou imagem de alguém. Resulta de ofensa aos direitos da personalidade (intimidade, privacidade, honra e imagem). O dano estético configura-se por lesão à saúde ou integridade física de alguém, que resulte em constrangimento.

“Intimidação vexatória
136-A. Intimidar, ameaçar, constranger, ofender, castigar, submeter, ridicularizar, difamar, injuriar, caluniar ou expor pessoa a constrangimento físico ou moral, de forma reiterada.

A exposição do consumidor ao ridículo ocorre na cobrança por meio de carro de som, faixas de rua ou lembretes em locais de acesso ao público.

O crime de ameaça é previsto no artigo 147 do Código Penal e consiste no ato de ameaçar alguém, por palavras, gestos ou outros meios, de lhe causar mal injusto e grave e, como punição, a lei determina detenção de um a seis meses ou multa.