O que é um conjunto de abelhas?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Por exemplo: Na frase "Há uma colmeia enorme no rancho de casa", a palavra “colmeia” é o substantivo coletivo que designa um grupo de abelhas.

Assim, de acordo com esta regra latina, o plural de mel é meles (mel + es), tal como acontece com a palavra mal, que no plural é males.

Pode. Além de colmeia, também se pode dizer cortiço, enxame, abelheira, apiário, silhal (lugar onde há silhas de abelhas).

1. Conjunto das abelhas de uma colmeia ou de um cortiço. 2. Grupo grande de insectos que voam em conjunto (ex.: enxame de borboletas; enxame de vespas).

A maioria das abelhas de uma colmeia é formada por fêmeas: 1 rainha e cerca de 5.000 a 100.000 operárias. Os machos - os zangões - são encontrados em um numero máximo de 400 indivíduos. As funções exercidas pela rainha são a postura de ovos e a manutenção da ordem social na colmeia.

Os substantivos masculinos enxame e exame existem na língua portuguesa e estão corretos. Apesar de parecidos, apresentam significados e pronúncias diferentes. Enxame indica, principalmente, um conjunto de abelhas de uma colmeia. Pode indicar também um conjunto de outros insetos.

Ver abelhas é sinal de lucro. Se um homem sonha que levou uma picada do inseto, o sonho indica que falsos amigos invejam o sonhador. Se for uma mulher, o significa a possibilidade de gravidez.

As abelhas utilizam a colmeia para abrigar sua progenitura, criá-las e estocar o mel. As abelhas domesticadas têm suas sociedades construídas em apiários. Uma colmeia geralmente possui 80 mil abelhas, cuja maioria são fêmeas (operárias).

Assim, os substantivos coletivos de cabras é fato, rebanho ou malhada.

Alcateia

Alcateia é o coletivo de lobos; ou seja, é um termo usado para se referir a um grupo de lobos que vivem, caçam, comem e dormem juntos.

romanceiro: coletivo de poesias narrativas. fato: coletivo de minhocas. réstia: coletivo de cebolas.

O substantivo coletivo de gafanhotos é nuvem: O cafezal foi devastado por uma nuvem de gafanhotos.

Já formiga e mosca têm colectivos que lhes são próprios: a formiga faz-se corresponder carreiro, colónia, correição e carreiro, bem como formigame e formigueiro (Dicionário Houaiss); para mosca, temos enxame, moscaréu, moscaria, mosquedo, mosqueiro, nuvem, praga (idem).

O substantivo coletivo de livros é biblioteca, a palavra que nomeia um conjunto de livros: Tenho uma biblioteca em casa. A Biblioteca Nacional reúne obras raríssimas.

Ramo, ramalhete e buquê são os principais substantivos coletivos utilizados para indicar um conjunto de flores. Há, contudo, outras palavras que podem ser utilizadas como coletivos de flores: braçada, florada, cacho, tufo, penca e florilégio.