O que é um Conga na Umbanda?

Perguntado por: iveloso . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Congá ou Gongá é uma palavra de origem africana utilizada na Umbanda Sagrada para denominar o altar onde ficam as imagens dos caboclos, pretos-velhos, santos católicos e outros elementos presentes nas crenças umbandistas.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Altar de umbanda e de outros cultos africanos religiosos heterodoxos; congá. 2 Local destinado a esse altar; congá.

o roncó, clausura, quarto que suspende os iaôs, os iniciados, do cotidiano pelo período da iniciação e das obrigações ao longo da vida religiosa do candomblé, é um grande útero. ali se gesta sempre um nascimento. Uma personalidade mítica desvela.

Gente, a conga ou tumbadora é um instrumento de percussão ideal pra músicas afro-latinas, tipo merengue e salsa. E o legal é que ela costuma ser usada em pares ou trios, em rodas de apresentação, mas também dá pra se apresentar individualmente.

Conga. Chutes para os lados e saltinhos para a frente e para trás: esses são os passos que definem a conga. Instrumentos de percussão também cumprem um papel fundamental nesse ritmo, que surgiu como um estilo de rua.

O conga ou altar sagrado é em si um portal divino onde nos colocamos de frente para Deus (Olorum) e sua corte divina (os Sagrados Orixas), e a partir do altar recebemos as suas irradiações, vibrações, energias e imantações, fortalecendo assim o nosso espírito e despertando em nossos íntimos as virtudes divinas aonde ...

Os orixás são divindades da mitologia africana iorubá que se popularizaram no Brasil com as religiões de matriz africana Umbanda e Candomblé.

Em 1956 W.W.Mata e Silva apresenta no livro “Umbanda de Todos Nós” as Sete linhas da Umbanda:

  • ORIXALÁ;
  • IEMANJÁ;
  • YORI (CRIANÇAS );
  • XANGÔ;
  • OGUM;
  • OXOSSI;
  • YORIMÁ (LINHA DAS ALMAS, PRETOS VELHOS).

Conga ou tumbadora é um tambor semelhante ao "atabaque", usado sozinho, em par ou trio, podendo ser sustentado por suportes, caso o instrumentista queira tocar em pé. O instrumento possui um casco cônico ovalado, quase como um barril (o que o diferencia do atabaque que tem casco cônico ou cilíndrico).

A Congada tem sua origem na África. Ela era comemorada por diversas nações em favor do Rei Congo. É uma dança que começou com o nascimento de crianças em palácios e aldeias, com saudações à primavera e à colheita.

Essa figura está ligada as entidades do Preto Velho na umbanda é um símbolo magnífico, e a figura de Vovó Maria Conga representa o espírito de humildade, de serenidade e de paciência que devemos ter sempre em mente, principalmente para que possamos evoluir espiritualmente.

Características do Orixá: Exu Lálú é o justo mensageiro de Bàbá Òsàfuru (Oxalá, que além de usar um cajado especial, tem o poder do sono físico). Lálú também tem ligação com Ògún, Odé e Sàngó.

Nanã (nanan = raiz) era seu nome. Ela é a Orixá das Chuvas, dos Mangues, dos Pântanos, da Lama e Senhora da Morte. É responsável pelos portais da reencarnação (nascimento) e da desencarnação (morte).

Os pontos possuem energia muito forte. Nada impede que você entoe um cântico em sua casa, em momentos que não são de oração, mas é preciso ter cuidado, pois o objetivo desses cânticos é atrair as entidades, e se elas são atraídas em vão podem atrapalhar a energia do ambiente.

Cenas de exaustivo trabalho em plantações de cana. É nisso que Vovó Maria Conga parece estar constantemente envolvida. Gosta de doces, cocada branca em especial, mas não dá demonstrações de ter sido esta sua principal ocupação na encarnação como escrava.

O termo QUARTINHA se refere a um recipiente de barro, usado para acondicionar líquidos com capacidade de 250 ml a meio litro. É um dos utensílios indispensáveis nos cultos afro-brasileiros, sendo usado na maioria dos assentamentos e na obtenção dos AXÉS.

O famoso Conga foi uma linha de calçado pertencente a empresa Alpargatas . Tinha um design simples. Seu modelo básico tem uma sola de borracha com cores variadas ao restante do "corpo" do calçado e suas primeiras edições eram de baixo custo. Muitas escolas públicas adotaram o Conga como parte componente do uniforme.

A congada é um evento que faz parte do folclore brasileiro. Trata-se de um desfile ou procissão que reúne elementos das tradições tribais de Angola e do Congo, com influências ibéricas no que se refere à religiosidade.

O Congado é uma manifestação cultural religiosa de origem afro-brasileira que ocorre em diversas regiões do país, especialmente na região Sudeste. Em Uberlândia, o Congado tem uma forte presença na cultura local. A história do Congado em Uberlândia remonta ao século XIX, quando a cidade ainda era um pequeno povoado.