O que é um comportamento cínico?

Perguntado por: izanette . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.6 / 5 18 votos

O termo cínico, grafado com c, é muito utilizado para se referir a alguém que demonstra, em suas ações e comportamento, algum tipo de descaramento, sarcasmo ou deboche. Diz respeito, mais diretamente, àqueles que agem com cinismo.

O Cinismo é uma corrente filosófica que pregava o total desprezo pelos bens materiais e o prazer. Para os cínicos, a filosofia moral não poderia estar separada do modo de vida dos filósofos. Eles deveriam ser exemplos daquilo que afirmam.

Ao longo dos anos, várias pesquisas projetaram um futuro um tanto pessimista em termos de saúde aos cínicos, pois associaram essa visão negativa da natureza humana com um maior risco de mortalidade, menor bem-estar psicológico, diminuição da autoestima e até menor poder aquisitivo.

As pessoas cínicas e dissimuladas são sedutoras, simpáticas, não poupam elogios ao interlocutor, se fazem de amigas e confidentes até conquistarem sua confiança. Posteriormente, mostram sua verdadeira intenção.

Um exemplo de cinismo seria se uma pessoa vê que há um banco faltando uma das pernas e o coloca de modo que pareça que o mesmo está bom para sentar-se, então uma pessoa senta naquele banco e acaba caindo. Em seguida, a pessoa que colocou o banco danificado ali, oferece ajuda, atuando como se fosse uma boa pessoa.

Cinismo foi um movimento filosófico da Grécia Antiga conhecido por repudiar as convenções sociais e prezar por uma vida exageradamente natural. Ouça o texto abaixo! O grupo de filósofos associados ao cinismo tornou-se conhecido por seu comportamento, estabelecendo, assim, uma perspectiva ética.

O cinismo é a verdade sem empatia. Os cínicos são amoralistas, mas na prática negam a amoralidade. Geralmente se apegam à objetividade.

A escola cínica possuía uma doutrina essencialmente moral, sua tese fundamental consistia em alcançar a felicidade, entendida como virtude. Fora da virtude não existem bens, desse modo, uma das mais fortes características do cinismo é o desprezo pela riqueza, pelos prazeres e pelas convenções humanas.

Os cínicos tentaram libertar o Homem da servidão dos costumes, convenções e instituições humanas pela redução dos desejos e apetites do Homem apenas aos indispensáveis à vida e pela renúncia àqueles que são impostos pela civilização. Filósofo grego, nascido cerca de 400 e falecido em 325 a.

O ceticismo trata-se de uma corrente filosófica que releva questionamentos sobre ocorrências, opiniões, pensamentos e crenças convencionadas pelo senso comum como verdades. Portanto, essa corrente defende que o indivíduo não pode chegar a nenhuma certeza.

Essa citação de Sêneca encaixa-se perfeitamente na proposta moral do cinismo. O método cínico para a felicidade é a ausência de apegos, perturbações, preocupações, aquisições mundanas.

Seja cauteloso, de maneira geral
Por não serem pessoas confiáveis, evite compartilhar com elas informações que sejam importantes para você. O cínico pode voltar-se contra você, se as circunstancias assim determinarem, e usar suas informações a favor dele.

O sarcasmo como comentário em tom de brincadeira, normalmente ridículo, com o intuito de ferir ou embaraçar alguém. Cinismo é a forma com que o presidente atua.

Origem do cinismo
Atribui-se a Antístenes de Atenas a criação do cinismo no período helenístico da Grécia Antiga. O filósofo aprendeu retórica com o sofista Górgias e foi discípulo de Sócrates. Após a morte do mestre, Antístenes fundou o cinismo como uma doutrina e um modo de vida, e não um sistema filosófico.

Primeiramente você deve demostrar para a outra parte que você valoriza as ideias e opiniões dela. Após isso, você precisa demostrar em atitudes o que foi tratado apenas em palavras, de modo que a outra parte perceba que você é alguém congruente com aquilo que é propagado por sua boca.

Hoje, a palavra descreve um indivíduo "hipócrita, sem escrúpulos", "que se opõe enfaticamente aos padrões morais e sociais", "que tem procedimento imoral, sarcástico ou debochado" ou “que tem atitude de descaso". A origem desse adjetivo pode surpreendê-lo: é derivado de kynes, que significa "cachorro".

O Psicopata Dissimulado poderia ser comparado como uma mistura bastante piorada dos transtornos borderline e histérico da personalidade. Isso significa que ele pleiteia um estilo de vida socialmente teatral, com persistente busca de atenção e excitação, permeada por um comportamento muito sedutor.

Os cínicos afirmavam que o homem dispunha de tudo que necessitava para viver, independente dos bens materiais. A isto chamavam de Autarcia (ou a variante, porém com outra acepção mais difundida, Autarquia) - condição de auto-suficiência do sábio, a quem basta ser virtuoso para ser feliz.

Ele procurava um homem que vivesse de acordo com seu eu essencial, sem se preocupar com nenhuma convenção social, em harmonia com sua verdadeira forma de ser – somente esta pessoa estaria apta a alcançar a felicidade.