O que é um comportamento antiético?

Perguntado por: lmata . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

O comportamento antiético é uma ação ou várias ações contrárias aos valores que regem um grupo ou sociedade. Assim, quem rompe as regras de convivência social, é alguém que não respeita a necessidade do coletivo.

Imoral – conhece e descumpre as regras. Antiético = aético – descumpre regras éticas ou virtudes, dentro do campo de um código profissional.

Tenha um canal de denúncia. O canal de denúncia é uma importante ferramenta para a organização identificar comportamentos antiéticos que possam colocar em risco a segurança e a imagem da empresa.

A falta de ética se revela nas mínimas coisas, desde as mentirinhas ditas em casa aos pais, a cola na escola ou nos concursos, o suborno de agentes da po- lícia rodoviária quando alguém é sur- preendido numa infração de trânsito, desviar dinheiros públicos, beneficiar-se de cargos, enganar nos preços, jogar lixo na ...

A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Dessa forma, uma pessoa antiética é aquela que vai contra tudo que um grupo ou organização faz.

-Respeito às regras e normas da sociedade; -Considerar bens espirituais e não materiais; -Estabelecer princípios profissionais, sociais, religiosos e ambientais; -E pagar dívidas corretamente.

O sufixo A exprime negação. Logo, aética significa não - ético, anti - ético, uma pessoa que não age de acordo com uma boa conduta.

Ser ético é agir de acordo com "as regras" e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas comunidades pode ser errado em outras. Em outras palavras, ser ético é ter respeito e seguir os códigos de conduta do ambiente em que se vive.

Uma pessoa imoral é alguém sem pudor, que revela imoralidade e está ligado à libertinagem e obscenidades. Uma pessoa assim é muitas vezes descrita como devassa, indecente e desonesta, pois muitas vezes revela falta de caráter e vive sem regras. Um ato imoral nem sempre é um ato ilegal.

Imoral é tudo aquilo que contraria o que foi exposto acima a respeito da moral. Quando há falta de pudor, quando algo induz ao pecado, à indecência, há falta de moral, ou seja, há imoralidade. Amoral é a pessoa que não tem senso do que seja moral, ética.

A ética não se confunde com a moral, embora tenham aparente identidade etimológica no seu significado. Ethos, em grego e mos em latim, tem o sentido de costume. Assim, a ética é considerada a ciência dos costumes. Já a moral não é ciência, mas objeto, ou seja, conteúdo da ciência.

Quando a falta de ética vira crime
Informe o RH, mas também vá até a polícia, faça uma denúncia anônima e entregue as evidências necessárias. É importante que você faça a denúncia, não o RH. Desta forma, você terá uma cópia do boletim de ocorrência em mãos, provando que você fez a denúncia.

Diferenças entre Ética e Moral
A palavra ética vem do grego “Ethos”, que significa jeito de ser, modo de ser e caráter. Já a palavra moral é de origem latina e vem de “Morales”, que tem como significado tudo que é relativo aos costumes.

Qual a diferença entre Ética e Moral? A moral refere-se ao conjunto de normas e regras baseadas na cultura e nos costumes de determinado grupo social. Já a ética é o estudo e reflexão sobre a moral e sobre os princípios que sustentam e orientam as ações humanas.

Situações ilícitas como roubar ou matar, são, por lei, passíveis de punição e, moralmente falando, não condizem com os bons valores e costumes da sociedade. Portanto, cometer atos ilícitos como roubar e matar são considerados pela ética e pela moral ações que possuem punições, sejam elas éticas legais ou morais.

Os próprios familiares foram considerados pouco ou nada éticos para 57% dos entrevistados. A avaliação sobre os amigos é ainda pior: 74%. Em relação à própria conduta, 63% dos jovens afirmam que buscam ser éticos na maioria das vezes em seu dia a dia. Apenas para 8% deles é possível ser ético o tempo todo.

Anti-ética é o antônimo de ética, ou seja, enquanto a pessoa ética se comporta no seu meio social visando o bem comum, o individuo anti-ético tem comportamentos sociais individuais.