O que é um componente PTH?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

A montagem de componentes PTH, do inglês pin through hole (pino através do buraco), é uma técnica de montagem de placas eletrônicas - consiste na inserção de terminais de componentes eletrônicos diretamente nos furos das placas de circuito impresso.

Os resistores PTH apresentam dois terminais que devem ser soldados à placa de circuito impresso, conforme ilustrado na figura. Esses resistores são feitos com um núcleo de cerâmica enrolados por um fio de carbono ou por um material óxido metálico.

No SMD, os componentes são soldados à superfície da placa, sem a necessidade de furos. Essa é uma forma mais robusta de montagem de uma placa eletrônica quando comparada com o PTH porque não há nenhum buraco para formar pontos fracos na placa.

Melhor Soldagem: ao contrário do processo PTH, na SMT a solda é aplicada de forma automatizada, evitando erros que podem resultar em retrabalho e até mesmo na perda de lotes inteiros; Maior velocidade: processos manuais, como os que ocorrem no PTH, dependem da rapidez dos operadores humanos.

Tipos de componentes SMD

  • Diodos;
  • Capacitores;
  • Resistores;
  • Transistores;
  • Indutores;
  • Microcontroladores;
  • LEDs;
  • Circuitos integrados, etc.

Existem quatro tipos principais de posições de soldagem dentre as quais estão:

  • Posição de soldagem plana.
  • Posição de soldagem horizontal.
  • Posição de soldagem vertical.
  • Posição de soldagem suspensa.

Os componentes SMD são disponíveis no mercado do mesmo modo que os componentes comuns: resistores, capacitores, diodos, indutores, transistores, circuitos integrados, etc.

Solda TIG tipo DC
A palavra DC, vem da abreviação de Direct Current, ou Corrente Continua em português. Na solda TIG, significa que o eletrodo estará conectado no terminal negativo, aquecendo menos o eletrodo, comparado com a situação inversa.

Durante a linha de montagem de componentes PTH, as placas de circuito impresso são perfuradas e os componentes eletrônicos são acoplados a elas manualmente. Os terminais são inseridos nos orifícios, passando por uma máquina de solda por onda para o acabamento da montagem das placas.

Os primeiros dois dígitos do tamanho de um componente SMD são expressos em centésimos de polegada e são referentes ao comprimento do componente. Os dois dígitos seguintes, por sua vez também expressos em centésimos de polegada, são referentes à largura do componente.

Na língua inglesa é Printed Circuit Board (PCB), mas no Brasil, é conhecida como Placas de Circuito Impresso (PCI). No mundo da eletrônica ela é amplamente utilizada e pode ser considerada o mais importante componente eletrônico porque tem a função de integrar todos os outros no mesmo circuito elétrico.

SMD (Surface Mount Device ou Dispositivos Montados em Superfície) é uma nova tecnologia que tem por objetivo reduzir o espaço ocupado pelos tradicionais compo- nentes (resistências, diodos, transistores e CI's) em certas placas, como as de computadores e vários outros aparelhos que precisam ser complexos, porém ocupar ...

SMD vem de Surface Mounted Device, que significa dispositivos montados em superfície. Ele funciona alocando de quatro a seis diodos, reduzindo o espaço que os componentes de placas ocupam; como diodos, transmissores e resistências.

PCBA significa Conjunto de Placas de Circuito Impresso. Refere-se à placa obtida depois de todas as operações de impressão e montagem terem sido concluídas. Ao escolher PCB vs PCBA, o ponto crítico a notar é que um PCB é apenas uma placa com circuitos impressos.