O que é um componente ambiental?

Perguntado por: oparis . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O componente ambiental é um instrumento de gestão ambiental instituído pela Política Ambiental do DNIT, na busca do aperfeiçoamento do desempenho ambiental de suas atividades e da preservação dos recursos naturais, que fundamentam o desenvolvimento sustentável do empreendimento ferroviário e a melhoria contínua de sua ...

Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas, de acordo com a definição da Política Nacional do Meio Ambiente.

O componente fatores ambientais é constituído por cinco capítulos: 1. produtos e tecnologia, 2. ambiente natural e mudanças ambientais feitas pelo homem, 3. apoios e relacionamentos,4.

A identificação de aspectos ambientais frequentemente considera, por exemplo, emissões no ar, liberações na água e em terra, uso de matéria prima, desperdício e recursos naturais, impactos na biodiversidade, etc.

Os Tipos de Ambientes
Existem três tipos de ambientes essenciais na Terra: hidrosfera, atmosfera e litosfera.

Rochas, relevo, clima, organismos vivos e o tempo. Podemos representar alguns destes componentes de uma forma bem fácil e divertida.

Um ecossistema é um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animais e micróbios, e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais.

"o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas". A Política Nacional do Meio Ambiente tem como objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida.

Para o autor (DULLEY, 2004), há uma diferença entre ambiente e meio ambiente: o primeiro refere-se a "todas as espécies", enquanto o segundo relaciona-se "sempre a cada espécie em particular".

É através dele que obtemos a água que bebemos, o ar que respiramos, a comida que comemos, e todas as outras matérias primas que usamos. O meio ambiente nos fornece todos os recursos que precisamos para a nossa sobrevivência, e para que ele continue fazendo isso, nós precisamos cuidar do planeta que vivemos.

Os fatores ambientais são elementos naturais do meio ambiente, como água, solo, clima e luz, que influenciam o desenvolvimento e crescimento das espécies. Já os fatores antrópicos são aqueles causados pela ação humana.

Os riscos ambientais estão divididos em cinco grupos. São eles: riscos físicos, riscos químicos, riscos biológicos, riscos de acidentes e riscos ergométricos.

Dividimos esses fatores em quatro categorias para ajudá-lo na hora de pensar quais são aqueles relacionados a sua empresa e ao seu projeto.

  • Fatores físicos e infraestrutura. ...
  • Fatores Humanos e Sociais. ...
  • Fatores tecnológicos. ...
  • Fatores externos.

Abaixo citamos alguns exemplos de impactos ambientais.

  • Impactos da má gestão de resíduos sólidos para meio ambiente. ...
  • Poluição hídrica. ...
  • Contaminação e degradação do solo. ...
  • Alagamentos e inundações em períodos de chuva. ...
  • Proliferação de endemias. ...
  • Impactos da mineração.

Os principais problemas ambientais que afetam o Brasil e o mundo são: Desmatamento. Mudanças climáticas. Poluição do ar.

Para a identificação dos aspectos ambientais, deve-se levar em consideração possíveis ou futuras mudanças em processos, projetos, produtos, serviços e atividades novas ou modificadas. Bem como, situações anormais ou de emergências.

Elas não são esferas propriamente ditas, mas fazem parte da estrutura da Terra, são elas: atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera.

O sistema terrestre é formado por: litosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera.

Podemos considerar espaços socais: a casa, a escola, o trabalho, a igreja, dentre outros. Saiba mais sobre a Estrutura Social.

Dentre os ecossistemas terrestres, estão florestas, desertos, campos, savanas, entre outros. Já como exemplo de ecossistemas aquáticos, pode-se citar rios, mares, oceanos e lagos.

Os elementos não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras.