O que é um cliente difícil?

Perguntado por: tqueiroz . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Quando usamos a palavra “difícil” queremos dizer que se trata de um perfil que exige mais paciência e atenção. Vendedores, por exemplo, podem se deparar com clientes que não pagam em dia ou então que tenham algum tipo de limitação no entendimento do processo de venda.

Conheça os 4 perfis principais de clientes e como usá-los para vender mais por meio da psicologia de vendas.

  1. Cliente pragmático: características. ...
  2. Cliente analítico: características. ...
  3. Cliente afável: características. ...
  4. Cliente expressivo: características.

O grosseiro
Pode ser com voz alterada, palavrões ou até ameaças, esse é o tipo de cliente que ninguém quer ter por perto. Normalmente se sente lesado por algo e está disposto a brigar.

Calma e paciência são as nossas maiores armas na hora de lidar com clientes que mostram não estarem aberto a opiniões

  1. Sempre é importante manter a calma.
  2. Saiba qual é o verdadeiro problema.
  3. Se adapte ao cliente.
  4. Mostre que tudo tem limites.

· Não estenda uma discussão - escute firme o cliente, tenha bons ouvidos. Não rebata com textos, posts e afins que deem margem para ofensas e desrespeito. Não entre no jogo do estresse e do “quem sabe mais”. · Mantenha-se sereno - Mesmo que você e seu cliente não estejam se vendo, aja como se estivesse na frente dele.

6- O curioso: prestam muita atenção nas falas do vendedor e costumam fazer várias perguntas. Não são bem informados, mas querem fazer de você, o “google” a respeito dos produtos e serviços que você vende. “Para que serve isso?” ou “O que é isso?”, são suas frases prediletas.

Cliente desconfiado ou crítico. Esse cliente costuma ser desconfiado, sendo assim, há a necessidade de estabelecer um longo debate com o mesmo, visto que ele estará pronto para rebater todos os detalhes ou serviços apresentados.

O perfil do consumidor é a definição de características, comportamentos culturais, sociais, pessoais e psicológicos e valores observados em um determinado público.

Como identificar o perfil do cliente ideal

  1. Analise os clientes atuais.
  2. Conheça bem as suas soluções.
  3. Defina o seu público-alvo.
  4. Defina uma persona.
  5. Faça um mapa de empatia.
  6. Acompanhe os influenciadores do seu segmento.
  7. Faça pesquisa de mercado.

Como identificar as características do cliente ideal?

  1. Analise os seus clientes atuais. O primeiro passo para identificar o Perfil de Cliente Ideal é analisar os seus consumidores atuais. ...
  2. Identifique as características do público. ...
  3. Observe a necessidade pela solução.

Quais são os tipos de atendimento ao cliente mais usados? Os 7 principais

  1. Atendimento no ponto de venda (PDV) ...
  2. Visita ao Cliente. ...
  3. Atendimento telefônico. ...
  4. Online por meio de chats, mensagens de texto ou videoconferência. ...
  5. Online por meio de mídias sociais. ...
  6. Por e-mail. ...
  7. Autoatendimento.

O cliente é aquele que se relaciona de qualquer maneira com a empresa. Ele pode se relacionar com uma empresa usando o produto dela ou comprando o produto dela ou escolhendo essa empresa sempre que puder.

Quais são os tipos de perfis comportamentais?

  1. Comunicador. O perfil comunicador é caracterizado pela alta sociabilidade e conexão interpessoal. ...
  2. Planejador. Pessoas planejadoras são calmas e estáveis, tendo uma fácil convivência em equipe. ...
  3. Executor. Pessoas executoras tendem a ser competitivas e dominantes. ...
  4. Analista.

Talvez o cliente se sinta traído, pois um produto ou serviço não atendeu às suas expectativas. Dessa forma, ele pode estar irritado simplesmente por ter feito suposições incorretas que o levaram a criar expectativas impróprias, ou então devido a experiências anteriores com a sua empresa.

Dicas para atendê-lo: Mostrar paciência, não tomando como pessoais às críticas que ele possa fazer; Dar toda a atenção que ele deseja; Evitar discutir ou dar motivos para tanto; Apelar para seu ego, de modo a desarmá-lo em suas tentativas de argumentação; Procurar resolver os problemas por ele apresentados.

Refere-se ao cliente que chega na loja preocupado com alguma questão que não diz respeito ao seu produto e, por isso, apresenta-se desatento. Você poderá encontrar várias versões desse tipo de cliente.

Mantenha um diálogo horizontal
Esse é, com certeza, um dos melhores gatilhos emocionais de convencimento. Afinal, quanto mais íntimo ele se sentir, melhor. Isso é ainda mais importante em técnicas de como atender um cliente nervoso ou estressado.

4º Perfil – cliente arrogante ou chato
Para lidar com ele deve-se demonstrar acima de tudo conhecimento, paciência e segurança, não tenha pressa em responder seus questionamentos, destacando sua experiência e habilidades, para assim ganhar sua confiança e satisfazer suas necessidades de consumo.