O que é um classificado poético?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

OS CLASSIFICADOS POÉTICOS SÃO VERSOS CHEIOS DE POESIA QUE ANUNCIAM COM HUMOR A VENDA OU A TROCA DAQUILO QUE QUEREMOS.

Versos, rimas e estrofes são encontrados principalmente na estrutura de textos poéticos. São esses elementos que diferenciam a poesia dos textos em prosa, que são constituídos por parágrafos.

Alguns tipos de poesia são: écloga, elegia, epitalâmio, madrigal, ode e sátira. A poesia pode ser escrita em versos ou em prosa e não deve ser confundida com o poema, que é uma estrutura textual.

SÃO TEXTOS PEQUENOS E, NORMALMENTE, SEM QUALQUER ILUSTRAÇÃO. APRESENTAM COMO ELEMENTOS: TÍTULO – CORPO DO TEXTO – MEIO DE CONTATO. OS CLASSIFICADOS POÉTICOS SÃO VERSOS CHEIOS DE POESIA QUE ANUNCIAM COM HUMOR A VENDA OU A TROCA DAQUILO QUE QUEREMOS.

Resposta: O poema pode ser considerado um classificado primeiramente porque oferece coisas em troca de outras, que é exatamente o que a parte dos classificados faz, oferecer coisas, ou vender. E é poético porque não oferece coisas materiais, mas sim sensações.

A função poética é aquela voltada para a construção estética do texto, muito comum em poemas. A função poética é um recurso voltado para a construção estilística do texto. Ela está presente em uma diversidade de gêneros textuais, sendo mais comum em produções literárias, como os poemas, ou em anúncios publicitários.

Características da Função Poética
Utilização do sentido figurado ou conotativo. Utilização de textos bem elaborados. Presença das figuras de linguagem como a metáfora. Proporciona uma subjetividade ao texto.

O que é linguagem poética
Como vimos na Introdução, linguagem poética é uma linguagem sem compromissos com a realidade absoluta e objetiva. A linguagem comum é aquela que não contém conotações mais expressivas, que não causam emoções, arrebatamentos e devaneios.

Os tipos de poesia são: elegia, écloga, ode, epitalâmio, sátira e madrigal. Já o poema é uma estrutura textual que apresenta versos, estrofes e, na maioria das vezes, rimas.

Assim, os anúncios classificados têm como principais funções comunicativas as seguintes categorias: empregos ou oportunidades, vender ou alugar imóveis, móveis, veículos, serviços e objetos no geral. Além disso, as pessoas podem utilizar as páginas de anúncios em busca de empregos ou mesmo para procurar algo.

Os classificados são parte dos jornais (impressos ou on-line) para que o leitor possa anunciar, mediante pagamento, um produto para vender. Os mais comuns oferecem imóveis para vender, automóveis usados e empregos, entre outras coisas.

Estrutura do anúncio classificado
Título: o anunciante deve utilizar da forma mais chamativa possível, sendo direto e bem atrativo, no intuito de convencer o leitor, que deve se sentir atraído pelo conteúdo presente no desenvolvimento.

a) Rimas emparelhadas: quando se sucedem de duas a duas (AABB). b) Rimas alternadas: quando, de um lado, rimam os versos ímpares (o primeiro com o terceiro, etc.) e, de outro, os versos pares (ABAB). c) Rimas opostas ou interpoladas: quando o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo, com o terceiro verso (ABBA).

A estrutura de um poema é composta por versos e estrofes, sendo a rima opcional. O verso está representado em cada linha separada de um poema. São apresentados como uma ou mais palavras que seguem um tipo de rítmica.

Resposta: Os classificados são aqueles textos breves que se encontram nas seções de vendas, trocas, empréstimos, aluguéis, dentre outros. Recebem o nome de classificados porque são divididos em categorias, ou seja, são classificados de acordo com a intenção discursiva proposta.

A função poética é uma das funções da linguagem. Nessa função, o enunciado centra-se principalmente na mensagem, em sua construção, em sua forma e em seus efeitos. É uma função ligada à estética e que permite uma interpretação mais livre de quem acessa o seu conteúdo.