O que é um citoplasma?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

O citoplasma é uma região da célula localizada entre o núcleo e a membrana plasmática. Ele é composto por um líquido viscoso e transparente chamado de citosol. O citosol possui uma consistência mais grudenta no contorno do citoplasma.

Qual é a função do citosol
O citosol é o local onde estão localizadas as moléculas e organelas celulares. Também é onde ocorrem várias reações químicas que fazem parte do metabolismo celular. É ali, por exemplo, que acontece a glicólise, primeira etapa da respiração celular.

No geral, o citoplasma é tudo o que compreende a célula menos o núcleo e a membrana plasmática.

A função do citoplasma é fornecer sustentação esquelética para a célula através da estrutura composta por filamentos e túbulos proteicos. Além disso, todo o conjunto de estruturas mergulhadas no citosol apresenta bastante dinamismo, fato que possibilita à célula realizar alguns movimentos.

Organelas celulares são estruturas envolvidas por membranas que apresentam funções específicas. As organelas celulares estão presentes nas células eucariontes. O núcleo é a organela mais proeminente da célula eucarionte e destaca-se por possuir em seu interior os cromossomos e o nucléolo.

As células são as menores unidades estruturais e funcionais dos seres vivos. Com exceção dos vírus, todos os organismos vivos possuem células.

De uma maneira geral, cada célula apresenta apenas um núcleo, mas algumas podem ser multinucleadas, como é o caso das fibras musculares esqueléticas. Vale destacar ainda que algumas células não apresentam núcleo quando maduras (anucleadas), como é o caso dos eritrócitos.

Citoplasma das células eucariontes
Nesse local encontram-se várias organelas, tais como mitocôndrias, lisossomos, retículo endoplasmático e complexo golgiense. No citoplasma são encontrados também grânulos de glicogênio, inclusões lipídicas e uma rede de proteínas chamada de citoesqueleto.

Funções do citoplasma
Facilita a troca de substâncias dentro da célula e entre células adjacentes; Devido à presença do citoesqueleto, o citoplasma atua promovendo a sustentação da célula e garantindo sua movimentação, no caso daquela que apresenta movimento ameboide.

O citoplasma celular está relacionado a vários processos do metabolismo celular: É nos compartimentos celulares internos onde ocorre a maior parte das atividades celulares, devido as organelas presentes; O citoesqueleto promove a sustentação e organização celular, dá forma e auxilia na movimentação celular.

A palavra citoplasma foi introduzida por Rudolf von Kölliker em 1862 e origina-se dos termos kytos (grego) - célula e plassos (grego) - molde, que dá forma, ou seja, é aquilo que dá forma à célula.

Essas células são divididas em três grandes grupos: células eucarióticas, procariontes e vírus. As células eucarióticas são as mais complexas e incluem as células do sangue, da pele, do tecido nervoso e dos órgãos. As procariontes são as menos complexas e incluem as bacterias.

Função da membrana plasmática
Protege a célula contra a ação de diversos agentes; Controla as substâncias que entram e saem da célula; Detecta sinais do meio externo; Em células vegetais, coordena a síntese e o agrupamento das microfibrilas da parede celular.

Resumo sobre células procariontes
São células que não possuem núcleo. Assim como todas as células, elas possuem membrana plasmática e citoplasma. Não se observa nelas a presença de organelas, ou seja, estruturas como mitocôndrias, cloroplastos, complexo golgiense e retículo endoplasmático estão ausentes.

Tipos de células: as principais, como classificar e muito mais

  • Células reprodutoras.
  • Maiores células do corpo.
  • Células ósseas.
  • Células epiteliais.
  • Células cerebrais.
  • Células musculares.
  • Células sanguíneas.
  • Células-tronco.

Citocinese

Citocinese é o processo de divisão do citoplasma. O processo de citocinese ocorre durante a anáfase e telófase, terminando após o fim da telófase.

3) Complexo de Golgi (Golgiossomo)
É o Complexo de Golgi a Organela Celular responsável por armazenar, empacotar e secretar (eliminar) substâncias.

Elas são as mitocôndrias, os peroxissomos, o retículo endoplasmático rugoso (RER), o retículo endoplasmático liso (REL), o complexo de Golgi e os lisossomos. Falaremos detalhadamente de cada uma delas no próximo tópico.

Ribossomos são estruturas celulares, presentes em células procarióticas e eucarióticas, responsáveis pela síntese de proteínas. Essas estruturas são formadas por duas subunidades, um maior e uma menor, constituídas por moléculas de RNA (ácido ribonucleico) e proteínas.

Onde encontramos as células? Todos os seres vivos são formados por células, com exceção dos vírus. Elas são encontradas formando o corpo dos organismos. Alguns seres vivos, como bactérias e protozoários, possuem o corpo formado por apenas uma única célula.

óvulos

Os espermatozoides são produzidos nos testículos e são portadores dos cromossomos X e Y, que delimitam a concepção de indivíduos do sexo feminino e masculino, respectivamente. Já os óvulos são as maiores células do corpo humano.