O que é um circuito de distribuição?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

A expressão Circuito de Distribuição pode ser definida de uma forma lata, como todo o percurso ou todas as etapas percorridas pelos bens e serviços, através de diversos agentes económicos com diferentes funções, desde o local da sua produção até serem colocados à disposição do consumidor.

Servem para proteger os fios e cabos contra danos diversos. distribuição e alimentam a lâmpadas, TUG's e TUE's. Geralmente, em uma residência, um circuito terminal é formado por F+N+T (Fase, neutro e terra), mas certos equipamentos (trifásicos) precisam de 3F+N+T.

A energia elétrica chega até as residências, centros comerciais e indústrias, através dos circuitos elétricos de distribuição, conhecidos como rede elétrica de alta tensão. Rede de transmissão que leva energia elétrica das usinas até os centros urbanos.

Circuitos elétricos são ligações de elementos, como geradores, receptores e capacitores, realizadas por meio de fios condutores, permitindo a circulação da corrente elétrica. Elementos como geradores e receptores são ligados por fios condutores, formando circuitos elétricos.

Circuitos elétricos – A norma ABNT NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão não estabelece um número específico de circuitos que uma instalação elétrica deve ter, mas orienta que sejam criados tantos circuitos quanto forem necessários para que a instalação funcione corretamente e com segurança.

Assim, em um Sistema de Distribuição, conforme a fonte considerada, pode-se distinguir vários tipos de cargas: - carga de um consumidor; - carga de um transformador; - carga de uma rede primária ou linha de distribuição; - carga de uma SE.

Os componentes principais de uma subestação de distribuição são: o transformador, chaves, seccionadores, disjuntores e equipamentos de mediação e proteção contra raios ou curto-circuitos.

Blocos de Distribuição
São utilizados para distribuir a energia elétrica dentro do painel. Estão disponíveis para os sistemas 1, 2, 3 e 4 polos nas correntes de até 400A. Os Blocos permitem distribuir os circuitos de alimentação entre os diversos circuitos de carga, com diferentes seções de cabos.

Existem vários tipos de circuitos sendo os principais o circuito em série, circuito paralelo e circuito misto.

Classificação. Os circuitos elétricos são classificados de duas maneiras: Circuitos de corrente contínua: possuem fontes de tensão e correntes contínuas (que não variam no decorrer do tempo). Circuitos de corrente alternada: possuem fontes de tensão e correntes alternadas (que variam no decorrer do tempo)

Circuito fechado – Um circuito é fechado se o círculo é completo, se todas as correntes têm uma percurso de volta para onde elas vieram. Circuito aberto – Um circuito é aberto se o círculo não é completo, se existe uma lacuna ou uma abertura no percurso.

As redes de distribuição de energia elétrica no Brasil podem ser divididas em três linhas, de acordo com o nível de tensão de suas operações: alta, média e baixa, cada uma ideal para determinada necessidade de uso, como casas, comércios e indústrias.

O circuito elétrico é o conjunto de equipamentos que promove a passagem de corrente elétrica. Circuito elétrico é uma ligação de dispositivos, como geradores, resistores, receptores, capacitores, indutores, etc., feita por meio de um fio condutor, que permite a passagem de cargas elétricas pelos elementos do circuito.

A distribuição de eletricidade é o processo de levar a energia elétrica até aos consumidores finais. Esta é, portanto, a última etapa do fornecimento de energia. Isto quer dizer que, em primeiro lugar, a eletricidade é transportada em longas distâncias pela rede de transporte nacional.

Circuito é a trajetória percorrida entre um ponto a outro, normalmente tendo como objetivo final o ponto de partida.

Características. Em um circuito em série, corrente e tensão se comportam de maneira diferentes sobre as cargas do circuito. O fluxo de elétrons, corrente elétrica, no circuito sempre será o mesmo sobre as cargas, isso porque há apenas um único caminho para a passagem desses elétrons.

Para construir um circuito simples, você precisará de uma fonte de energia, dois fios isolados, uma lâmpada e um soquete. A fonte de energia pode ser qualquer tipo de bateria ou conjunto de pilhas. O restante dos materiais pode ser encontrado em uma loja de ferramentas local.

Os projetistas recomendam tomadas comuns, de 100 watts de potência, em média, para ambientes de estar, como salas e quartos. Um circuito feito com um cabo de 2,5 mm2 (a bitola mais comum em residências) a uma tensão de 110 volts pode conduzir algo em torno de 1 200 a 1 500 watts.

O fio apropriado do relógio até o quadro de distribuição é o fez flexível. A bitola e a mesma do que vem da rua até o seu poste de entrada. Boa tarde, normalmente usa se o fio de 10 mm, flexível, devido ser uma distância um pouco alta, vc não vai ter perdas. Tem que ser cabo flexível de preferência 10mm.

Obedecendo aos critérios estabelecidos pela norma NBR 5410 na Residência-modelo, o projeto deve possuir, no mínimo, quatro circuitos terminais: – um para iluminação; – um para os pontos de tomada; – dois para os circuitos independentes (chuveiro e torneira elétrica).