O que é um cínico hoje?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Desde então, o significado de cínico é atribuído às pessoas que não possuem apego às convenções sociais e se sentem superiores por isso.

Os cínicos foram filósofos que repudiaram costumes e valores da Grécia Antiga. Os cínicos acreditavam que a virtude estaria em aceitar as consequências de uma vida sem posses e despretensiosa. Os cínicos demonstravam seus ideais nas ações e depreciavam o conhecimento teórico.

As pessoas cínicas e dissimuladas são sedutoras, simpáticas, não poupam elogios ao interlocutor, se fazem de amigas e confidentes até conquistarem sua confiança. Posteriormente, mostram sua verdadeira intenção.

Primeiramente você deve demostrar para a outra parte que você valoriza as ideias e opiniões dela. Após isso, você precisa demostrar em atitudes o que foi tratado apenas em palavras, de modo que a outra parte perceba que você é alguém congruente com aquilo que é propagado por sua boca.

O primeiro passo é admitir que se tem o problema. Para substituir esse processo negativo de pensamento, pare e reflita antes de admitir que você está sendo um cínico inveterado. Quando você se pegar no padrão costumeiro da negatividade, anote-o e pense sobre isso.

27 sinônimos de cínico para 3 sentidos da palavra cínico: Sarcástico, atrevido e debochado: 1 arrogante, atrevido, debochado, fingido, hipócrita, insolente, ousado, petulante, sarcástico, tartufo.

A forma mais simples de lidar com a situação no momento é reconhecer o comentário (acenar a cabeça ou dizer “Certo”), como se as palavras fossem sinceras. Assim, dá para continuar a conversa sem interrupção ou outros problemas. Você pode ignorar completamente o comentário e fingir que não ouviu nada.

O Movimento Cínico marcou profundamente a História da Filosofia grega. O estilo de vida abnegado, o despudor aos convencionalismos sociais, aliados a uma singular moralidade, davam ao cinismo um matiz excêntrico, um estilo único, com intensa profundidade filosófica.

O Cinismo é uma corrente filosófica que pregava o total desprezo pelos bens materiais e o prazer. Para os cínicos, a filosofia moral não poderia estar separada do modo de vida dos filósofos. Eles deveriam ser exemplos daquilo que afirmam.

A escola cínica possuía uma doutrina essencialmente moral, sua tese fundamental consistia em alcançar a felicidade, entendida como virtude. Fora da virtude não existem bens, desse modo, uma das mais fortes características do cinismo é o desprezo pela riqueza, pelos prazeres e pelas convenções humanas.

Seja pela falta de confiança e segurança, seja como mecanismo de defesa diante de situações que podem ser vividas como hostis quando na verdade não são. Crescer em um entorno hostil, de violência, falta de contenção e segurança altera e distorce as crenças sobre a vida.

Uma pessoa dissimulada é fingida, ou seja, falsa. Há diferenças profundas entre o que ela diz e como realmente pensa. Utiliza as palavras e atitudes para agradar aos outros, mas apenas visando a algum benefício próprio lá na frente, escondendo as suas reais intenções.

Pessoa que oculta a verdade ou não diz o que realmente pensa. Algo ou alguém que tenta enganar fingindo ser uma coisa que não é. Aquilo que foi adulterado, modificado, falsificado.

substantivo masculino Pessoa que oculta seus reais sentimentos ou intenções; fingido, falso, hipócrita: pessoa dissimulada. adjetivo Que está escondido; não aparente; encoberto, oculto. Etimologia (origem da palavra dissimulado). A palavra dissimulado deriva do latim "dissimulatus,a,um", e significa falso ou encoberto.

O sarcasmo como comentário em tom de brincadeira, normalmente ridículo, com o intuito de ferir ou embaraçar alguém. Cinismo é a forma com que o presidente atua.