O que é um ciclo de vida Diplobionte?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Esse tipo de reprodução denomina-se alternância de gerações. Nesse ciclo, inicia-se a fusão de gametas haploides (n) para a produção de um zigoto (2n), que sofre, por sua vez, mitose, originando um adulto também diploide (2n).

No ciclo de vida diplobionte, observa-se a presença de duas gerações adultas: uma haploide e outra diploide. Nesse ciclo ocorre, portanto, alternância de gerações. O ciclo diplobionte começa quando os gametas (n) fundem-se e formam um zigoto 2n. Esse zigoto sofre mitose e origina um adulto diploide (2n).

Diferente dos dois ciclos anteriores, nesse vamos ter dois tipos de formas “adultas”. Tanto haploides como diploides. Por esse motivo, como mencionado, esse ciclo é chamado de diplobionte. Esse ciclo ocorre em plantas e algumas algas.

O que são as células diploides
Este tipo de célula se reproduz a partir da mitose, ou seja, quando ocorre a duplicação das células diploides, que são as células-filhas. Essas novas células formam os cromossomos em pares e cada conjunto é chamado de homólogo, pois apresentam forma, tamanho e genes idênticos.

Os seres humanos passam por 4 fases na vida, que são: infância, adolescência, idade adulta e velhice. Elas ocorrem dentro do ciclo da vida que possui dois grandes eventos: o nascimento e a morte. Cada uma delas ocorre na espécie humana a partir de uma idade específica, embora não seja igual para todos.

Nesse ciclo, o adulto produz gametas haploides (n) que, ao fundirem-se na fecundação, originam um zigoto diploide (2n). O zigoto, então, sofre meiose, o que resulta em células haploides. São essas células haploides que originam o adulto. Percebe-se, portanto, nesse ciclo, que o único adulto é um indivíduo haploide.

meiose pré-gamética – a meiose ocorre durante a produção dos gâmetas, que são as únicas células haplóides. O ciclo correspondente diz-se diplonte. meiose pós-zigótica – a meiose ocorre logo após a formação do zigoto, sendo o zigoto a única estrutura diplóide do ciclo, que se designa por haplonte.

As algas verdes podem ser unicelulares ou pluricelulares, tendo sua reprodução vegetativa, esporádica e gamética, ou seja, podem se reproduzir por intermédio da fragmentação, pelos esporos, ou por gametas (móveis e imóveis). O ciclo de vida dessas algas é semelhante ao ciclo das algas vermelhas e pardas.

Células diploides e haploides são células encontradas no corpo humano em condições normais. A principal diferença entre elas se deve ao número de cromossomos que cada célula é composta. As células diploides possuem dois cromossomos (2n), já as células haploides apresentam um cromossomo (1n).

Ciclos de Vida se referem, em princípio, às fases nas quais se divide o período de vida de um indivíduo. O ciclo se estende do nascimento até a morte, embora religiões o tratem com um ente social antes do nascimento ao condenar o aborto em qualquer situação.

Nos seres humanos, as células haploides são o espermatozoide e o ovócito: as células reprodutivas. O número de cromossomos da nossa espécie é 46, portanto, as células reprodutivas, ou seja, nossas células haploides, possuem 23 cromossomos.

Os gametas são estruturas reprodutivas haplóides (n) que podem se fundir através do processo de fecundação e formar um zigoto diplóide (2n), que irá se desenvolver em um indivíduo diplóide adulto, o gametófito – no caso das plantas vasculares, esta é a fase dominante dos seus ciclos de vida.

Nos humanos, as células somáticas são células diploides, contendo dois conjuntos de cromossomos (2n). Essas células podem ser encontradas na pele, sangue e células musculares. O número de cromossomos (n) difere em diferentes organismos, e em seres humanos, o conjunto completo (2n) compreende 46 cromossomos.

Na espermatogênese, observa-se modificação nas células precursoras até que elas se tornem um espermatozoide viável. Quais células formadas durante esse processo são diploides? a) Espermatozoides e espermátides.

Meiose I: quando ocorre a redução do número de cromossomos presentes na célula. Uma célula diplóide (2n) gera duas células haplóides (n), através da separação dos cromossomos homólogos.

Como dissemos, o ciclo de vida de um produto tem 5 fases, que são desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio, segundo Levitt.

Quando um ciclo se fecha, é porque necessitamos realizar algum aprendizado naquele contexto, para passarmos para a etapa seguinte. Os processos transitórios da vida não são exatamente efémeros, mas são etapas potencialmente criativas.