O que é um centurião na Bíblia?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

O centurião (que é muito mais que um "capitão", ele liderava um tropa de elite, tendo sob o seu comando um grupo de cem homens altamente treinados e obedientes, dispostos a tudo.

O servo do centurião de Cafarnaum
Demonstrar consideração por um servo ou escravo, de tão incomum que era, partindo de um romano, que isto só realçava o nobre caráter deste humilde homem. E ele move-se de íntima compaixão pelo seu servo, e se esforça nas providências que tomava a favor dele.

O terceiro centurião mencionado na Bíblia morava em Cesareia da Palestina, uma importante cidade para o governo romano na Judeia. O seu nome era Cornélio, e ele foi descrito por Lucas no livro de Atos dos Apóstolos como um homem muito piedoso e temente a Deus que continuamente orava ao Senhor (Atos 10:2).

O centurião não teve vestígios de dúvida a respeito do poder que o Senhor tinha para curar seu servo. Ele creu sem duvidar. Ele teve fé. Que possamos aprender com essa história que devemos e podemos confiar em Deus e tudo acontecerá no tempo Dele.

O acesso à condição de centurião
Por outro lado, estes guerreiros tinham que cumprir certos pré-requisitos: tinham que saber ler e escrever; deviam ter no mínimo 30 anos, era necessário terem valor e coragem no campo de batalha e, logicamente, ser um cidadão romano.

Um grau acima do centurião estava o Praefectas castrorum. O prefeito do campo se responsabilizava de vigiar a equipe, bem como a marcha das edificações, mas também podia comandar a legião na ausência de seus superiores. Somente chegava a este grau os centuriões principais (WILKES, 1985, p. 35).

Jesus curando o servo do centurião é um dos milagres de Jesus, citado em Mateus 8:5–13 e em Lucas 7:1–10.

O servo desse centurião ficou doente. Sofria terrivelmente e se aproximava da morte. O centurião pediu a ajuda de alguns judeus influentes para comunicar com Jesus. Ele havia ouvido dos poderes miraculosos de Cristo e acreditou na sua capacidade de curar seu servo.

grego

Para falar com um centurião romano era necessário recorrer a uma língua comum (cf. Mateus 8,5-13). Não é por isso que podemos estar certo que dominasse o grego falado, menos ainda o grego escrito, mas pode-se inferir, isso sim, que o conhecia ao ponto de o compreender e fazer-se compreender.

1 E havia em Cesareia um certo homem por nome Cornélio, centurião da acoorte chamada italiana, 2 Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas aesmolas ao povo, e continuamente orava a Deus.

"A tradição popular identifica São Longuinho como esse soldado romano, o centurião Cássio, que teria traspassado o lado de Jesus com a lança, de onde saiu sangue e água", completa o pesquisador Alves. Nos evangelhos canônicos, não há menção ao nome do soldado.

Clavius

Enviado pelo rei Pilatos (Peter Firth), o soldado Clavius (Joseph Fiennes) se vê diante de uma série de questionamentos sobre o sumiço do corpo. A princípio, ele pensa que os discípulos de Jesus roubaram o cadáver. Porém, as coisas mudam, e ele e seu Exército iniciam uma caçada ao corpo.

Jesus sara um leproso, cura o criado do centurião e outros, acalma a tempestade e expulsa demônios — Os demônios entram em uma manada de porcos. 1 E descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. 2 E eis que veio um aleproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se tu queres, podes tornar-me limpo.

Deus quer que tenhamos um coração livre, pois só os corações livres podem segui-Lo. E “livre” não quer dizer não termos compromissos nem responsabilidades, mas a liberdade de assumir nossos compromissos com o coração ligado, sintonizado e preso ao coração de nosso Deus!

O Centurião, líder de pelo menos 100 homens, é um grande exemplo de amor ao próximo e humildade. Além disso, sua consciência de autoridade é formidável. Ele reconhece a autoridade divina de Jesus Cristo. Algo que deixa o Senhor maravilhado.