O que é um casal consanguíneo?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 6 votos

A união entre pessoas que têm ao menos um ancestral em comum, como primos, é o que caracteriza casais consanguíneos.

Consanguinidade se refere a quando um casal é parente de sangue (eles compartilham um ancestral). Um exemplo é quando um casal é primo-irmão. A consanguinidade é bastante comum em muitas culturas.

Aumentando-se a homozigose, a consanguinidade predispõe a população a um maior risco de perda de alelos, o que pode levar a uma redução da variabilidade genética e da resposta à seleção na população.

São parentes consanguíneos ou por adoção: pais (primeiro grau), avós (segundo grau), bisavós (terceiro grau), filhos (primeiro grau), netos (segundo grau), bisnetos (terceiro grau) e assim vai, pois, como falamos antes, a lei não limita o parentesco em linha reta.

Nas novelas, filmes e também na vida real, os casamentos duplos acontecem e possuem suas vantagens e desvantagens.

Quanto mais próximo o parentesco, maior risco de doenças
Quanto maior o grau de parentesco, mais aumenta o risco de o filho de pessoas da mesma família ter doenças genéticas, afirma Carolina Fischinger Moura de Souza, especialista em genética médica.

Graus de parentescos maiores que primos é necessária a avaliação com médico geneticista para o casamento civil ter validade. Do ponto de vista religioso, as religiões judaico-cristãs não proíbem casamentos entre primos.

Toda e qualquer relação de outra origem que não seja considerada consanguínea pode ser considerada parentesco civil. A título de exemplo pode-se citar a adoção, a paternidade ou maternidade socioafetiva, o casamento, a união estável etc.

O uso da consangüinidade também permite formar famílias distintas ou linhagens a partir do acasalamento de indivíduos mais parecidos entre si, eliminando os piores dentro de cada família.

Primos podem ter filhos, mas risco de condições genéticas que podem provocar problemas de saúde é maior. Quando a união se dá entre primos, é maior a probabilidade de dois genes que provocam um problema se encontrarem. Nesses casos, é recomendado realizar acompanhamento genético.

Casais consanguíneos têm o DNA mais parecido, por serem da mesma família. Por causa disso, há mais chance de apresentarem cópias alteradas em um mesmo gene e, consequentemente, seus filhos têm mais chance de manifestarem as doenças causadas por esses genes.

Prática comum entre criadores, a consanguinidade pode prejudicar a reprodução, a maternidade e até o porte físico.

Não é não. Parentes próximos – sejam gatos ou cães – por razões genéticas, não devem ser acasalados porque os filhos terão grande chance de nascer defeituosos.

Tio com a sobrinha, tia com o sobrinho e primos irmãos, são considerados por alguns inbreeding e por outros linebreeding. Geralmente é o que nos seres humanos seria considerado incesto.