O que é um cargo operacional?

Perguntado por: umaciel . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Uma pessoa que ocupe um cargo operacional pode executar um vasto número de tarefas, dependendo da sua área de atuação. Normalmente, são tarefas técnicas, as operações mais práticas dentro de uma empresa, como por exemplo, a produção de bens.

O serviço operacional lida com a transferência parcial ou total da responsabilidade diária pela gestão de sistemas para a infraestrutura de TI de uma empresa. A infraestrutura de TI inclui um host (isto é, o datacenter), um cliente (ou seja, um desktop) e conectividade (serviços e operações de rede).

Por exemplo, a vaga operacional exige requisitos e habilidades diferentes de uma vaga estratégica. Enquanto a primeira é responsável pelas tarefas do dia a dia, a segunda precisa ter habilidades para definir estratégias de crescimento para a empresa.

Entenda o que são os cargos operacionais
Diferentemente de funções burocráticas e administrativas, os colaboradores que exercem essas funções no atendimento, varejo e atacado são aqueles que têm uma atuação direta para fazer os produtos e serviços chegarem até a mão dos clientes.

A diferença entre os termos administrativo comercial e operacional é que o primeiro se refere às atividades administrativas relacionadas ao setor comercial de uma empresa, enquanto o segundo se refere às atividades que envolvem a produção, distribuição e prestação de serviços.

A denominação de nível de cargo – júnior, pleno, sênior – sempre gera divergências no mercado de trabalho. De fato, existem muitos critérios para definir experiências e habilidades profissionais. E essa definição não tão simples e nem se limita a anos de atuação, idade ou cursos de pós-graduação.

R$ 1.328,00

Hoje quem trabalha como Auxiliar Operacional ganha em média um salário de R$ 1.328,00.

A hierarquia dentro de uma empresa é o que trará organização e determinação de quais são os cargos, salários e funções de cada colaborador. Dessa maneira, é criado uma distribuição dos poderes de cada um, onde cada pessoa sabe quais são as ações que precisam ser executadas e o que lhe é delegado.

Executar serviços de preparação, confecção, distribuição, aplicação, construção, instalação, recuperação de diversos materiais, componentes, instalações, áreas públicas e malha rodoviária, fazendo o uso de equipamentos, acessórios e ferramentas. Operar máquinas e equipamentos.

A gestão operacional é a administração de práticas aplicada aos negócios com o intuito de gerar o mais alto nível de eficiência dentro dos processos de uma organização. Geralmente, os objetivos principais dessa ação estão sempre voltados para otimização de tempo e maximização dos lucros.

Auxilia na movimentação e armazenagem de materiais. Emite notas fiscais e confere as encomendas e o material a expedir.

O auxiliar operacional, nesse sentido, é o principal encarregado de apoiar a execução dos trabalhos nas organizações –– e sua formação acadêmica pode ser nos cursos de Administração ou Logística.

Analistas de operações são profissionais que trabalham em organizações de diferentes ramos de atividades. De forma geral, suas funções consistem em analisar, controlar e monitorar indicadores e projeções dos planos de operação da corporação e identificar oportunidades de otimização nos processos operacionais.

Nível Operacional
Esse nível abrange cargos como chefes de equipe, supervisores, etc. Nesse nível serão colocadas em prática todas as estratégias desenvolvidas, desde o planejamento estratégico e objetivos globais no nível estratégico, passando pela formulação dos planos de ação no nível tático.

Qualidades: enquanto o auxiliar deve ter disposição para realizar seus serviços e noções básicas de escrita, informática e atendimento ao cliente, o assistente precisa de todas essas habilidades, de organização e de boa comunicação oral.

Administração operacional: é diretamente responsável pela produção de bens ou serviços. Ela é constituída de gerentes de vendas, chefes de seção ou supervisores de produção. Este nível de administração é a ligação entre a produção ou operações de cada departamento e o resto da empresa.

Conheça a classificação para cada nível profissional:

  1. Júnior: são recém-formados na faculdade e costumam ter no máximo 5 anos de experiência profissional.
  2. Pleno: possuem pós-graduação ou MBA e seu nível de experiência pode variar entre 5 a 9 anos.
  3. Sênior: assume a função de gestor e líder de equipes e projetos.

Cargo: Auxiliar Operacional Escolaridade: Ensino Fundamental Completo Carga Horária: 30 ou 40 horas semanais Descrição Sumária: - Executar serviços manuais que não exijam qualificação profissional.