O que é um carbono terminal?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

C-terminal (carboxi-terminal) é uma das extremidades da cadeia polipeptídica. A outra extremidade é chamada "N-terminal" ou "amino-terminal".

Sabemos que o radical hidroxila é o mais reativo dos radicais biológicos conhecidos. Sua formação, normalmente se dá pela reação do peróxido de hidrogênio (água oxigenada) com ferro ou cobre (a famosa reação de Fenton).

Os compostos saturados são aqueles que possuem somente ligações simples entre os carbonos em sua estrutura. Quando há, no mínimo, uma ligação dupla ou tripla entre carbonos, dizemos que o composto é insaturado.

Cadeias fechadas
As cadeias fechadas ou cíclicas ligam-se entre si e formam um ciclo. Elas podem ser aromáticas ou alicíclicas. Se forem alicíclicas, são classificadas ainda como homocíclicas, heterocíclicas saturadas ou insaturadas.

Ciclanos

Ciclanos: são hidrocarbonetos de cadeia fechada, saturada (apenas ligações simples entre os carbonos), normal (sem ramificações ou radicais) ou ramificada (com ramificações ou radicais).

A função orgânica álcool possui um grupamento hidroxila (-OH) ligado diretamente a carbono saturado, ou seja, aquele átomo de carbono que estabelece apenas ligações simples. Grupo funcional dos álcoois: R-OH (hidroxila).

Segundo Arrhenius, base ou hidróxido é toda substância que, em solução aquosa, se dissocia liberando exclusivamente como ânion o íon OH-. São compostos que, ao serem dissolvidos em água, apresentam o pH alcalino devido a alta concentração de íons hidróxidos.

Os radicais livres podem contribuir para o surgimento de alguns problemas de saúde, como o enfraquecimento do sistema imunológico e o envelhecimento, bem como de distúrbios mais sérios, como artrite, arteriosclerose, catarata, entre outros.

Carbono quiral é um átomo de carbono que apresenta quatro ligantes diferentes. Ele é fundamental para identificar a isomeria óptica e o número de isômeros que podem ser formados. Denomina-se de carbono quiral, ou carbono assimétrico, o carbono de uma cadeia que apresenta quatro ligantes diferentes.

O fenol é utilizado hoje na fabricação de corantes, na preparação de resinas, na produção de fenolftaleína (um indicador ácido-base muito utilizado em processos de titulação em laboratórios), da aspirina, do ácido pícrico (que será mencionado no próximo parágrafo) e dos cresóis acima.

adjetivo Completamente embebido; impregnado ou infiltrado em; que foi alvo de saturação: ar saturado. [Figurado] Cheio; que já não tem espaço; cuja quantidade chegou no mais alto nível: uma casa saturada de móveis. [Figurado] Aborrecido; que causa aborrecimento: ele estava saturado das aulas.

O estudante compreende que uma solução saturada é aquela que possui quantidade de soluto igual ao seu coeficiente de solubilidade, ou seja, possui quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvido pelo solvente, a uma determinada temperatura.

1. Que se saturou. 2. Impregnado, embebido, no mais alto grau.

Cadeia aberta, alifática ou acíclica: é composta pelo menos de duas extremidades e não apresenta ciclos na cadeia. Cadeia fechada ou cíclica: não apresenta extremidades e os átomos fecham em pelo menos um ciclo.

Um tipo de cadeia aberta, também denominada como acíclica ou alifática, possui átomos de carbonos que se ligam e mantêm as suas extremidades livres. Esse tipo de estrutura não forma ciclos fechados.

As cadeias carbônicas podem ser classificadas em: abertas ou fechadas, normais ou ramificadas, saturadas ou insaturadas e homogêneas ou heterogêneas. Existem milhões de compostos orgânicos cujas estruturas formadas principalmente por átomos de carbono são chamadas de cadeias carbônicas.