O que é um cara oportunista?

Perguntado por: uquarteira . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Que ou quem aproveita as oportunidades, normalmente sem preocupações éticas.

A pessoa aproveitadora é aquela que, como o próprio termo diz, se aproveita das situações e das pessoas para se beneficiar. Ela forma laços de amizade com base no interesse, especialmente com indivíduos que estão em evidência. Quando uma pessoa aproveitadora se aproxima de você, não é fácil perceber as suas intenções.

2 sinônimos de oportunista para 1 sentido da palavra oportunista: 1 dúctil, situacionista.

Aprenda a identificar um oportunista
Ele sempre vai tentar tirar uma vantagem pessoal. Em alguns momentos, vai se portar como um superior, em outros como um coitado. A pessoa oportunista pode até lhe fazer favores, mas sempre terá alguma intenção por trás disso. Egoísmo é sua principal característica.

Significado de Aproveitador
adjetivo, substantivo masculino Que ou aquele que aproveita. Que se aproveita dos outros para tirar alguma vantagem.

abusador depravado inescrupuloso tarado imoral moleque pilantra afanador oportunista aproveitante chulo chupista parasita mais...

As oportunidades estão ligadas as realizações, já a dos oportunistas às traições, principalmente as que ferem o principio da lealdade na amizade.

Por isso, siga esses conselhos para lidar com pessoa interesseira e não passar por momentos difíceis sendo sugado por essas pessoas:

  1. Não aceite as bajulações. ...
  2. Não discuta. ...
  3. Saiba dizer o “não” na hora certa. ...
  4. Não fale muito sobre sua vida particular. ...
  5. Não se envolva com alguém interesseira.

7 dicas de como lidar com pessoas difíceis na prática

  1. Desenvolva inteligência emocional. ...
  2. Tenha empatia e compreensão. ...
  3. Aceite as diferenças. ...
  4. Evite discussões. ...
  5. Saiba impor limites. ...
  6. Não se deixe contaminar. ...
  7. Foque em encontrar soluções. ...
  8. Indique ajudar quando necessário.

Por fim, veja abaixo como lidar com pessoas difíceis sem estresse e sem remoer emoções negativas.

  1. Tratar a pessoa com respeito. Mesmo que não seja do seu gosto, trate a pessoa difícil com respeito. ...
  2. Não fique na defensiva. ...
  3. Focar no que pode ser feito. ...
  4. Perguntar como a pessoa se sente. ...
  5. Ser assertivo.

A amizade por interesse invejosa desejaria que essa pessoa perdesse a popularidade. Por outro lado, o interesse íntegro deseja conhecer a pessoa que é digna de tanta atenção. Nesse sentido, ter uma amizade por interesse íntegro é bastante positivo.

A Pessoa interesseira
Pouco se importam com o outro. Seu interesse não é na pessoa e sim no que a pessoa tem. As vezes, teme ser desmascaradas pelos outros e por isso mobilizam suas energias em semear discórdias, isolando a pessoa alvo do seu interesse do seu convívio com familiares, amigos e colegas.

Em relacionamentos tóxicos o homem é agressivo nas palavras, faz constantes ameaças, xinga durante discussões e faz ataques à confiança e autoestima da mulher. Casos mais graves podem terminar em tragédia.

Uma pessoa que gosta de chamar atenção pode tomar o seu dia inteiro com histórias e necessidades. Para se livrar disso, diga logo no começo quanto tempo tem para conversar. Quando o tempo acabar, a conversa também finaliza. Por exemplo, se ela telefonar, diga: “Oi, eu só posso falar por 15 minutos.

Dicas para frear o uso de indiretas

  1. Identifique o passivo-agressivo. ...
  2. Ao mesmo tempo, devemos tentar ser o melhor exemplo daquilo que esperamos do outro. ...
  3. Evite ser dominado. ...
  4. Assim, além da linguagem prejudicial, também pode haver outras dinâmicas prejudiciais que devemos identificar e impedir.

2 ambicioso, ganancioso, cobiçoso, egoísta.

Acontece que pessoas que querem manter a visão de boas, costumam a ser carentes de aprovação por conta do seu Eu interior que está fragilizado, com isso tendem a querer agradar para se sentir queridas e bem, dessa forma acaba que muita gente aproveitadora começa a se aproveitar de tudo o que elas podem oferecer.

Chance e oportunidade parecem a mesma coisa, mas há uma grande diferença: Chance é o que te dão, oportunidade é o que você cria. Para ter boa sorte, você precisa criar suas próprias oportunidades e estar pronto para quando alguém te oferecer uma chance.