O que é um cão híbrido?

Perguntado por: ocorte4 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Recapitulando, pode ser considerado cachorro híbrido todo pet que nasceu do cruzamento de dois cães de raça definida. Assim, ele será uma mistura de raças de cães, com características de ambos os lados.

Mistura de raças: cachorro de raças diferentes em um só pet
Veja a seguir algumas misturas de raças de cães já conhecidas: YorkiePoo: Mistura de Yorkshire Terrier com Poodle. Labradoodle: Outro cruzamento de Poodle, mas com um Labrador. Shorkie: Shih Tzu e Yorkshire.

No entanto, esse cruzamento de cachorro resultará em animais sem raça definida (SRD), mais conhecidos como vira-latas. Outro ponto importante ao realizar cruzamentos de cachorros de raças diferentes é avaliar os tamanhos dos pets. Se a fêmea for menor do que o macho, é provável que ela gere filhotes grandes.

O que torna esses animais impossibilitados de procriar é a diferença entre os cromossomos das espécies. O que acontece é que para que a reprodução aconteça, os cromossomos paternos e maternos devem formar pares. Cada ser vivo tem quantidades diferentes de cromossomos, que se combinam por espécies.

Os animais híbridos são seres oriundos do cruzamento genético entre espécies diferentes, porém do mesmo gênero, ou seja, ocorre quando dois animais distintos cruzam e surge um novo animal, geralmente estéril, devido aos seus genes incompatíveis: o animal híbrido.

Jack Russel Terrier

Vira-lata que parece o cachorro de “O Máscara”
Parecidos com o cachorro do protagonista de “O Máscara”, que é da raça Jack Russel Terrier, pelo tamanho, padronagem e cor do pelo, esses vira-latas podem se passar por verdadeiras estrelas de cinema.

As características físicas do vira-lata são uma caixinha de surpresa. O tamanho, por exemplo, pode variar bastante, já que existe vira-lata pequeno, médio e grande. Além disso, o formato das orelhas e do focinho do animal podem ser, respectivamente, caídas ou eretas, alongados ou achatados, e por aí vai.

Como saber se um cachorro é vira-lata ou não?

  1. Altura;
  2. Peso;
  3. Formato e tamanho das orelhas;
  4. Formato da cabeça e focinho;
  5. Cauda;
  6. Pelagem.

Se seu cão de raça pura não tem pais com pedigree, ele pode receber um primeiro registro que seria o Certificado de Pureza Racial (CPR). Você deve verificar com o Kennel Clube da sua região o agendamento para uma avaliação com árbitros da CBKC, que vão verificar se o seu animal está de acordo com o padrão da raça.

Shorkie (shih-tzu + yorkshire)
Na verdade, o temperamento pode pender para qualquer um dos dois lados. Mas um aspecto é certo: com seu corpo atarracado, focinho achatado e a pelagem típica do Yorkshire, o Shorkie é uma fofura.

Acredita-se que a raça é resultado do cruzamento de duas raças antigas tibetanas, o Lhasa Apso e o Pequinês. Os exemplares de Shih Tzu chegaram na China quando monges tibetanos ofereceram os cães do templo como presente aos imperadores chineses.

Quando se cruza cães da mesma família, seja qual for seu grau de parentesco (uma prática chamada endogamia), você está mexendo com a genética canina. Isso causa um empobrecimento e diminuição da variabilidade genética de uma espécie.

O cruzamento entre pai e filha, ao contrário do que muitos pensam, pode ser uma das melhores formas de gerar um cão de raça pura e saudável. Miraglia explica que há três tipos de reprodução entre os cães. No out-cross são dois cães sem relacionamento genético.

Na verdade, a intencionalidade de cruzar cachorro mãe e filho de forma forçada, além de cruel e visar apenas o lucro, pode acarretar complicações genéticas. Isso acontece porque o filhote tem maior probabilidade de adquirir doenças ou apresentar deficiências, como consequência de um organismo mais frágil.

1. Diz-se de ou animal proveniente de duas espécies diferentes (ex.: o mulo é animal híbrido). 2. Que ou o que tem elementos diferentes na sua composição.

É o resultado do cruzamento entre duas espécies diferentes, ou entre duas linhagens puras de uma mesma espécie. Um exemplo de animal híbrido é o cruzamento de uma égua com um jumento, que resulta em um burro ou mula, tendo a esterilidade como sua principal característica.

É importante lembrar que são considerados híbridos apenas os descendentes de pais de espécies diferentes, e que quando há o cruzamento de animais da mesma espécie, mas de raças diferentes, são obtidos animais mestiços.

O que é Híbrido:
É o resultado do cruzamento entre duas espécies diferentes, ou entre duas linhagens puras de uma mesma espécie. Um exemplo de animal híbrido é o cruzamento de uma égua com um jumento, que resulta em um burro ou mula, tendo a esterilidade como sua principal característica.

Animais híbridos: 14 espécies misturadas que existem no mundo real. Os animais híbridos são resultado do cruzamento entre criaturas de mesmo gênero, mas espécies diferentes, gerando filhotes inférteis.