O que é um campo multiplicativo?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 1 de março de 2023
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O campo multiplicativo é definido como um conjunto de problemas e situações que envolvem multiplicação ou divisão na sua resolução. O invariante conceitual do raciocínio multiplicativo é, segundo Nunes et al. (2005), a existência de uma relação fixa entre duas variáveis de grandezas (ou quantidades) diferentes.

Os problemas do campo aditivo são constituídos de vários tipos de situações. O objetivo é desenvolver a sua capacidade de cálculo e utilização das informações necessárias para resolver um problema. Engloba as situações que a posição da incógnita definirá se a operação será de adição ou subtração.

Vergnaud divide o campo aditivo em cinco classes. As características de cada uma delas podem ser percebidas pela forma como é elaborado o enunciado (leia exemplos no quadro abaixo). São elas: Transformação - Alteração do estado inicial por meio de uma situação positiva ou negativa que interfere no resultado final.

Os numerais multiplicativos indicam o número de vezes pelo qual uma quantidade é multiplicada. Essa indicação pode ser feita através das palavras: dobro, duplo, triplo, quádruplo, entre outras. Exemplo: A piscina nova é o dobro da outra.

Para efetuarmos o princípio aditivo da contagem, devemos realizar a união dos elementos dos conjuntos. O princípio aditivo da contagem realiza a união dos elementos de dois ou mais conjuntos. Isso porque a adição (+) e a união (U) relacionam-se, pois em ambos os operadores há a reunião de elementos.

Estratégias de resolução pictóricas ou numéricas de problemas do campo aditivo (adição e subtração) com números até 10.
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Conhecimentos prévios

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Relacionar símbolo-quantidade;
  3. Quantificar até 10;
  4. Comparar quantidades diferenciando “maior que” de “menor que”;

A teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud é uma teoria psicológica cognitivista que supõe que o núcleo do desenvolvimento cognitivo é a conceitualização do real (1996a, p. 118). É uma teoria psicológica de conceitos, na qual a conceitualização é considerada a pedra angular da cognição (1998, p. 173).

O raciocínio aditivo refere-se a situações nas quais objetos ou conjuntos de objetos são reunidos ou separados (Nunes & Bryant 1997).

A poluição (das águas, dos solos e do ar), o desmatamento, o esgotamento de recursos, a compactação do solo, incêndios e queimadas são alguns dos principais problemas ambientais no campo.

Os principais problemas ambientais no campo são:

  • poluição da água, do solo e do ar;
  • desmatamento e queimadas;
  • erosão e compactação do solo;
  • esgotamento dos recursos naturais.

Problemas de composição são aqueles em que duas partes se juntam para formar um todo, podendo a situação variar dizendo para a criança o total e uma das partes e perguntando sobre a outra parte. Em contextos de quantidades, por exemplo, problemas do tipo “Há 4 meninos e 7 meninas em volta de uma mesa.

Aditivos são dosados em pequenas quantidades (0,05% a 3,0% sobre o peso do aglomerante), enquanto as Adições são misturadas em quantidades superiores (3% a 20% sobre o peso de aglomerante).

O campo conceitual das estruturas aditivas é, ao mesmo tempo, um conjunto de situações, cujo tratamento implica em uma ou várias adições, ou subtrações, ou, ainda, a combinação dessas duas operações, e um conjunto dos conceitos e teoremas que permitem analisar essas situações como tarefas matemáticas (VERGNAUD, 1996).

192) situação-problema é: Uma situação didática na qual se propõe ao sujeito uma tarefa que ele não pode realizar sem efetuar uma aprendizagem precisa. E essa aprendizagem, que constitui o verdadeiro objetivo da situação-problema, se dá ao vencer obstáculos na realização da tarefa.

A multiplicação é uma dentre as quatro operações básicas da Matemática. Conhecemos como multiplicação a soma sucessiva de um número por ele mesmo. Para fazer a representação da multiplicação entre dois números, utilizamos o símbolo “×” ou o símbolo “·”.

Ela é chamada de princípio multiplicativo, que só é válido no interior do princípio aditivo: se iguais resultam iguais, o número é igual aos números das colunas iguais. Colunas iguais ordenadas formam retângulos: Para indicar a quantidade no interior do retângulo, os matemáticos usaram os riscos diagonais.

Diz que, se uma decisão pode ser tomada de m maneiras e outra de n maneiras, a quantidade de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é o produto m · n. É utilizado para resolver problemas envolvendo análise combinatória. É conhecido também como princípio multiplicativo.

Princípio multiplicativo da igualdade: Multiplicando ou dividindo por um mesmo número (diferente de zero) os dois membros de uma igualdade obtém-se uma nova sentença que ainda é uma igualdade.