O que é um brete de curral?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.9 / 5 10 votos

Os troncos de contenção, também conhecidos por bretes, são equipamentos especialmente projetados e construídos para a contenção ou imobilização completa de um bovino, de maneira que se possa realizar qualquer procedimento, com total segurança para o operador e para o animal.

O brete é uma instalação útil para as propriedades dedicadas à bovinocultura. É construído junto ao curral e permite a contenção individual de animais. Ainda é considerado um equipamento de custo relativamente alto e pode ser construído em estrutura me- tálica, embora os mais comuns sejam de madeira.

O Brete de Contenção é um equipamento projetado especialmente para conter e imobilizar bovinos de forma individual para facilitar os diversos tratos zootécnicos e veterinários de manejo, como marcação, castração, coleta de sangue, vacinação, aplicação de medicamentos, inseminação artificial, verificação de prenhes, ...

1500 kg

Capacidade: Pesa até 1500 kg.

Classificação e disputa:
a) Classificação – Ocorre com a puxada de 04 (quatro) bois, batendo a senha quem fizer a pontuação mínima exigida em cada competição, equivalente a uma senha.

Os troncos de contenção, também conhecidos por bretes, são equipamentos especialmente projetados e construídos para a contenção ou imobilização completa de um bovino, de maneira que se possa realizar qualquer procedimento, com total segurança para o operador e para o animal.

15, destina-se ao encaminhamento individual dos animais ao tronco de contenção. Permite ainda, tratos sanitários e outras tarefas que independem de maior contenção. O brete deve ter 1,60 m de altura com plataformas dispostas lateralmente a 0,75 m de altura e com 0,90 m de largura (Fig.

A construção básica de um curral de manejo contém, no mínimo, os seguintes componentes: Curral de espera (mangueira); seringa; brete, tronco de contenção; balança, preferencialmente eletrônica; galpão de cobertura; apartadouro; porteiras e embarcadouro.

O Tronco padrão é uma das melhores soluções para castração, mas também permite outras operações de manejo como inseminação, exames, cuidados pós castração e muito mais.

O curral deve estar localizado em um terreno plano e ter boa drenagem para propiciar um escoamento rápido de água após a chuva ou manejo com o gado. Para tanto, é sempre preferível a escolha de terrenos arenosos em relação aos argilosos.

Ou seja, as áreas de descanso precisam de manutenção constante, principalmente no verão em sistemas de produção a pasto. O ideal é que as vacas permaneçam deitadas por mais de 12 horas durante o dia.

O Tronco de Contenção ou Brete, como é popularmente conhecido, é ideal para o manejo e imobilização do animal, para a realização de diferentes procedimentos e aplicações. Por ser muito útil, é importante e deve estar presente em todas as fazendas de cavalos, para garantir a segurança do animal e do veterinário.

Quando abordamos sobre a altura, a do embarcador de gado deve ser de 2 metros.

Geralmente o tronco coletivo em “V” é dimensionado com 40 cm de largura na base e 85 cm, no topo. Na tentativa de diminuir o risco dos animais maiores ficarem encaixados quando se deitam ou caem, é comum instalar porteira horizontais na base das laterais do tronco coletivo, denominadas “salva-vidas”.

Hoje, o maior peso que se pode encontrar é em torno de 1,2 tonelada", explica o especialista. O maior reprodutor da raça nelore foi "Bitelo da SS" que nasceu em 1995 na fazenda São Sebastião em Caarapó (MS). Aos 72 meses, ele tinha 1.295 kg e 1,75 de altura.