O que é um bom argumento?

Perguntado por: lgalvao . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

As premissas do argumento devem ser verdadeiras ou pelo menos aceitáveis para uma pessoa razoável. As premissas devem oferecer informações relevantes para justificar a conclusão. As premissas devem oferecer informações suficientes para justificar a conclusão.

No estudo de lógica matemática, argumento é uma sequência de premissas que leva a uma conclusão. Antes de chegar à definição de argumento, vejamos um exemplo. Considere a seguinte afirmação: “A cidade de São Paulo pertence ao Brasil”. Será que essa afirmação é verdadeira?

Um argumento é um conjunto de proposições que utilizamos para justificar (provar, dar razão, suportar) algo. A proposição que queremos justificar tem o nome de conclusão; as proposições que pretendem apoiar a conclusão ou a justificam têm o nome de premissas.

O objetivo de um argumento dentro da redação é convencer o leitor a respeito do ponto de vista defendido pelo autor. Dessa forma, os argumentos podem ser uma ferramenta extremamente persuasiva.

Argumentar ajuda a viver, contribui para reduzir a discórdia, proporciona a harmonia e o desenvolvimento. Vista por outro ângulo, poderemos dizer que a argumentação mal empregada gera o conflito, a agressividade e males maiores. Portanto, para crescer é preciso utilizar a argumentação para o bem.

Se conseguirmos ter premissas verdadeiras ao mesmo tempo que a conclusão é falsa, temos um argumento inválido. Caso contrário, se ao forçar a conclusão a ser falsa alguma premissa assume também valor falso, estamos diante de um argumento válido.

A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.

Um argumento representa o valor que você passa para um parâmetro de procedimento ao chamar o procedimento. O código de chamada fornece os argumentos quando ele chama o procedimento.

Um argumento é VÁLIDO se, e somente se, for impossível que todas as premissas sejam verdadeiras, enquanto a conclusão, falsa. premissas IMPLICAM sua conclusão.

O método pode ser escolhido ao longo dos anos para satisfazer cada indivíduo. Um método muito usado e respeitado é a maiêutica, usada por Aristóteles. Compreende o uso de perguntas retóricas para fazer o aluno chegar a conclusão por ele mesmo.

Todo argumento é formado por uma ou mais premissas (que são um tipo de declaração) e por UMA ÚNICA conclusão.

Toulmin: os seis elementos de uma argumentação

  • Alegação ou tese. A alegação ou tese é o ponto principal. ...
  • Fundamento ou motivo. O fundamento ou motivo serve como base para a alegação. ...
  • Qualificador. ...
  • Substanciação, apoio ou evidência. ...
  • Refutação, reconhecimento ou resposta. ...
  • Justificativa ou motivação.

Os tipos de argumento mais comuns são: de autoridade, por comparação, de exemplificação, de princípio ou de causa e consequência.

Segundo o modelo de Toulmin (1958), os elementos que compõem a estrutura de um argumento são o dado (D), a conclusão (C), a justificativa (J), os qualificadores modais (Q), a refutação (R) e o conhecimento básico (B).

Exemplo: Alguém que defenda o veganismo, consegue produzir um bom texto argumentativo se já conseguir se defender das possíveis objeções contrárias ao tema. Nesse caso, as objeções poderiam ser a falta de nutrientes em uma dieta, problemas econômicos gerados pela queda da produção agropecuária, entre outros.

Com o poder da argumentação podemos utilizá-lo não apenas convencer alguém sobre quem está certo ou errado, mas para construirmos um sistema cognitivo de argumentos para nós mesmos. Esse poder geralmente é utilizado de maneira inconsciente e tem gerado, em geral, dor e sofrimento.

Usa argumentos no seu dia a dia para debater ideias e defender seus posicionamentos? O mais legal de aprender a argumentar é que você aprende não apenas a defender o seu ponto de vista pessoal, mas a defender e reivindicar direitos que são de todas as pessoas. E quando fazemos isso, estamos atuando como cidadãos.

A falácia é um tipo de argumento utilizado com a intenção de parecer correto, porém quem opta por esse recurso geralmente omite algumas informações por trás do discurso. Por definição, a falácia se refere a qualquer ideia equivocada ou falsa crença em algo. Como, por exemplo, na frase “nenhum homem presta”.

Continuar lendo Como ter bom argumento?