O que e um bioma aquatico?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

Lagos, rios e mares constituem os biomas aquáticos. Esses biomas podem ser de água doce ou salgada. Além disso, as águas paradas, como dos lagos e lagoas, são conhecidas como águas lênticas. Já as correntes, como no caso dos rios, são denominadas águas lóticas.

oceanos

Biomas aquáticos: oceanos e rios. Oceanos: Representam 70% da superfície terrestre, sendo, portanto, o maior ecossistema do planeta.

Os biomas aquáticos podem ser divididos em fluviais, lacustres e marinhos e os seres da comunidade aquática são divididos em três grandes grupos: plâncton, nécton e bentos.

Atualmente, biomas são agrupamentos de tipos de vegetação vizinhos que apresentam condições geográficas e climáticas semelhantes. Em outras palavras, são reuniões de ecossistemas agrupados de acordo com aspectos de vegetação, relevo e clima.

A diversidade de um ecossistema aquático depende da temperatura, disponibilidade de luz, nutrientes, oxigênio e salinidade. Isso cria ecossistemas muito diferentes, por exemplo, em uma lagoa rasa em um clima temperado com muita luz em comparação com o oceano profundo, onde as condições são escuras e frias.

O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

São exemplos os pântanos e brejos. Quando associado ao ambiente marinho temos os manguezais. Zona lêntica: áreas de água com pouco fluxo ou paradas, como lagos, lagoas, poças e reservatórios subterrâneos. Zona lótica: área com água doce corrente a exemplo dos rios, córregos e riachos.

Os ecossistemas aquáticos estão divididos em pântanos, lagos, lagoas, mangues, estuários, rios, córregos, mares, geleiras, lençóis freáticos, restingas, entre outros. Cada um com suas particularidades.

Ecossistema aquático: Quando localizado em rios, lagos e oceanos; Ecossistema terrestre: Quando localizado no solo como florestas, desertos e pastagens.

Biomas Aquáticos Marinhos
Esses biomas se dividem em dois domínios principais: os bentônicos (fundo dos oceanos) e pelágicos (coluna d'água, da superfície às grandes profundidades).

Amazônia

Amazônia concentrou 59% da área desmatada em 2021
Os números não deixam dúvidas de que a Amazônia foi a grande frente de supressão da vegetação nativa do Brasil nos últimos três anos. Dados mostram que esse bioma concentrou 59% da área desmatada e 66,8% dos alertas de desmatamento em 2021.

O Bioma Amazônia ocupa cerca de 49% do território brasileiro. A Amazônia possui a maior floresta tropical do mundo, equivalente a 1/3 das reservas de florestas tropicais úmidas que abrigam a maior quantidade de espécies da flora e da fauna.

Ecossistemas aquáticos abrangem os ecossistemas de água doce: rios, lagos, lagoas e geleiras, assim como os recursos hídricos subterrâneos que são certos os lençóis freáticos e reservatórios subterrâneos; e também os ecossistemas marítimos e costeiros, como manguezais e restingas, nas áreas costeiras de mares e oceanos ...

A palavra bioma expressa o significado de um conjunto de vida. Os biomas são classificados como grandes áreas ecológicas com características semelhantes, sendo influenciados por diversos fatores, clima, solo e relevo, que estão relacionados com a diversidade dos seus ecossistemas.

O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa.

Os biomas contribuem com o clima das regiões brasileiras e são fonte de vida e riquezas naturais. Com tamanha biodiversidade a alimentação humana e muitos medicamentos provêm deles. Cada bioma brasileiro tem sua importância própria e suas condições, contudo, deve haver inclusive equilíbrio entre eles.

O bioma, de acordo com o IBGE, pode ser definido como o conjunto de vida vegetal e animal presentes em um ambiente que possui condições naturais (clima, relevo, características geológicas) parecidas e que historicamente foi influenciado pelo mesmo processo de formação.

É aquele que cerca ou envolve os seres vivos que vivem na água ou sobre ela. Um ambiente aquático equilibrado deve apresentar alta diversidade de organismos, caracterizada por grande número de espécies.