O que é um bem tangível puro?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Bens puramente tangíveis — bens tangíveis, como sabonete, creme dental ou sal, sem nenhum tipo de serviço associado a eles.

Os bens tangíveis, também chamados de corpóreos ou materiais, são aqueles que existem fisicamente, como móveis, imóveis, veículos, dinheiro, estoque, entre outros, que também integram o patrimônio.

Serviço puro Consiste em realizar um trabalho único e exclusivo. O resultado do processo de trabalho é o próprio trabalho, não há necessariamente um produto resultante.

Os produtos tangíveis têm de ser transportados para um lugar de compra (atacadista ou varejista). Já os produtos intangíveis podem ser feitos de acordo com a exigência (e a necessidade) do consumidor.

Definições: Ativos tangíveis da empresa são os bens de propriedade da empresa que são concretos, que podem ser tocados. São os imóveis, as máquinas, os estoques, etc. (capital físico e financeiro).

Bens intangíveis são as propriedades imateriais, não existem fisicamente, como é o caso de softwares, sistemas, licenças, marcas, patentes, direitos autorais, desenvolvimento de tecnologia, receitas, fórmulas e outros.

O produto tangível se refere a um item materializado com características que o consumidor consegue visualizar, como design, embalagem, qualidade, cor, tamanho, entre outros atributos.

Produto tangível é um conceito que diz respeito as características que o consumidor vê no produto, tais como design, marca, características, qualidade e embalagem. Já o produto intangível, é o que não é físico. São aqueles que não podemos fazer tudo isso. Normalmente são os serviços.

O QUE SÃO BENS INTANGÍVEIS? Os bens intangíveis constituem-se na propriedade imaterial das empresas, possuem valor econômico mas são desprovidos de substância física, como por exemplo: Licenças, Recursos Humanos, Software, Clientes, Patentes, Marcas, Direitos Autorais, Tecnologia, Know-How.

Os bens públicos puros são caracterizados como bens não rivais e também como bens não excluíveis, que podem ser consumidos ou em um instante ou durante um intervalo de tempo. Os seus benefícios podem ser limitados no espaço.

Um produto puro implica que o consumidor obtém benefícios somente do produto, sem nenhum valor agregado pelo serviço; da mesma forma, um serviço puro assume que não há um elemento “produto” no serviço que o consumidor recebe (Bateson & Hoffman, 2001, p. 33).

Se “tangível” é aquilo que pode ser tocado, os resultados tangíveis são, portanto, aqueles que podem ser mensurados. Ou seja, eles podem ser medidos de forma precisa.

Como você leu neste artigo, os bens intangíveis são todos aqueles de característica incorpórea e que possuem certo valor econômico. Os bens tangíveis, por outro lado, são aqueles que possuem natureza permanente e uma característica mais concreta, sendo utilizados para a manutenção das atividades de uma empresa.

Entre os bens tangíveis podemos elencar os seguintes: máquinas, equipamentos, móveis, utensílios, instalações etc. E, entre os bens intangíveis, podemos citar: softwares, direitos autorais, marcas comerciais etc.

Produtos intangíveis, diferentemente dos tangíveis, não podem ser tocados, sentidos, cheirados, nem vistos. Muita gente fala que vender serviços intangíveis é mais difícil que vender produtos tangíveis. No caso de um automóvel, por exemplo, ele poderá ser visto, tocado e até mesmo testado antes da compra.

Em síntese, os ativos tangíveis são aqueles de natureza permanente, usados para a manutenção das atividades da empresa e integridade do patrimônio. Em outras palavras, são os bens concretos que a empresa tem como, por exemplo, imóveis, máquinas, terrenos, equipamentos, estoque e veículos.

Outros exemplos de ativos intangíveis são: Licenças. Direitos autorais. Carteira de clientes.

Um ativo é intangível quando for separável, ou seja, puder ser separado da entidade e vendido/transferido, independente da intenção de uso pela entidade; ou se resultar de direitos contratuais ou outros direitos legais. No caso de uma patente por exemplo, ela pode ser vendida e se encaixa nesse conceito de intangível.

adjetivo Que não se consegue tanger; que não pode ser tocado; intocável.

Os bens intangíveis fazem parte do patrimônio de uma empresa e abrange tudo aquilo que ela tem, como os bens e direitos, e também o que ela deve, como as obrigações. A partir disso, se faz necessário a presença destes bens no balanço patrimonial.

Que se pode tocar: 1 concreto, material, real, corpóreo, palpável, sensível, tateável, tátil, tocável.