O que é um bem tangível?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Os bens tangíveis referem-se aos recursos físicos de longo prazo que uma empresa possui e que consegue mensurar o valor. Esses ativos são adquiridos com a intenção de realizar operações que benefícios econômicos e/ou manutenção da atividade comercial.

Produtos intangíveis, diferentemente dos tangíveis, não podem ser tocados, sentidos, cheirados, nem vistos. Muita gente fala que vender serviços intangíveis é mais difícil que vender produtos tangíveis. No caso de um automóvel, por exemplo, ele poderá ser visto, tocado e até mesmo testado antes da compra.

Os tangíveis são os bens materiais. São aqueles produtos dotados de uma existência física e que se constituem na forma de um objeto. Exemplos de produtos tangíveis: automóveis, peças de vestuário, cerveja, xampu, alimentos etc.

Bens intangíveis são as propriedades imateriais de uma empresa, que não existem fisicamente, como é o caso de marcas, patentes, licenças, direitos autorais, softwares, desenvolvimento de tecnologia, receitas, fórmulas, carteira de clientes, recursos humanos e know-how.

Bens intangíveis são as propriedades imateriais, não existem fisicamente, como é o caso de softwares, sistemas, licenças, marcas, patentes, direitos autorais, desenvolvimento de tecnologia, receitas, fórmulas e outros.

Consideram-se ativos tangíveis todos os bens materiais que podem ser tocados, portanto, os bens concretos, tais como: dinheiro, máquinas, imóveis, produtos, etc. Já os ativos intangíveis se tratam dos bens que, embora existam e também sejam de grande valor, são imateriais, ou seja, não se podem ver nem tocar.

Em geral, descrevemos ativos intangíveis como aqueles bens que não são palpáveis, como marcas, patentes. Contudo, alguns ativos intangíveis podem estar contidos em elementos que possuem substância física, como um disco (como no caso de software), documentação jurídica (no caso de licença ou patente) ou em um filme.

Podemos utilizar como exemplos de ativos intangíveis as licenças, os direitos autorais, nome de uma marca, softwares de computador, carteira de clientes, dentre outros itens que possuem valor, mas não podem ser tocados fisicamente.

Os chamados "ativos intangíveis" são aqueles que não têm existência física. Como exemplos de intangíveis: os direitos de exploração de serviços públicos mediante concessão ou permissão do Poder Público, marcas e patentes, direitos autorais adquiridos, softwares e o fundo de comércio adquirido.

Se “tangível” é aquilo que pode ser tocado, os resultados tangíveis são, portanto, aqueles que podem ser mensurados. Ou seja, eles podem ser medidos de forma precisa. Com eles podemos gerar relatórios e números que ajudam a empresa a definir os próximos passos.

Um ativo é intangível quando for separável, ou seja, puder ser separado da entidade e vendido/transferido, independente da intenção de uso pela entidade; ou se resultar de direitos contratuais ou outros direitos legais. No caso de uma patente por exemplo, ela pode ser vendida e se encaixa nesse conceito de intangível.

Os ativos intangíveis são bens incorpóreos. Diferentemente do ativo imobilizado, eles não são capazes de serem vistos ou tocados, não têm existência física. Eles são destinados à manutenção das atividades de uma empresa ou exercidos com essa finalidade.

Os ativos intangíveis são avaliados a partir de seu valor de mercado, da renda que poderá gerar no futuro, ou do custo para alcançar certa performance.

1. Tangibilidade. A tangibilidade é a facilidade para mensurar claramente por qual coisa o cliente está pagando e, para o empresário, quanto custou para produzi-la. O produto tem uma tangibilidade maior, enquanto no serviço é mais difícil de mensurar o esforço despendido para a sua prestação.

Os principais exemplos de ativos intangíveis são:

  • Softwares;
  • Licenças;
  • Marcas;
  • Patentes;
  • Direitos autorais;
  • Direitos de exibição de filmes.

Um passivo intangível é o passivo invisível em relação às informações constantes das demonstrações contábeis, balanço patrimonial, normalmente disponibilizadas aos utentes, é oriunda, quiçá, de atos de omissão da administração como o dever de diligência, lealdade e probidade, estas omissões ocultam eventuais riscos.

Como contabilizar ativo intangível
Se o item não for reconhecido como ativo intangível segundo os critérios do CPC 04, ele entra como despesa no balanço patrimonial. Se for reconhecido como ativo intangível, ele entra para um grupo chamado de “ativo não-circulante”.

Os ativos intangíveis são ativos que não podemos tocar, mas ainda assim possuem grande relevância para determinar o valor de mercado da empresa. Exemplos: marcas, patentes, carteira de clientes.

Ativos intangíveis são aqueles que não podem ser tocados porque não têm corpo, como licenças, marcas, patentes, direitos autorais, direitos de exibição de filmes, softwares, carteira de clientes, know how etc.

Os bens intangíveis fazem parte do patrimônio de uma empresa e abrange tudo aquilo que ela tem, como os bens e direitos, e também o que ela deve, como as obrigações. A partir disso, se faz necessário a presença destes bens no balanço patrimonial.

24. Um ativo intangível deve ser reconhecido inicialmente ao custo. 25. Normalmente, o preço que a entidade paga para adquirir separadamente um ativo intangível reflete sua expectativa sobre a probabilidade de os benefícios econômicos futuros esperados, incorporados no ativo, serem gerados a seu favor.