O que é um bem patrimonial?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

Resumidamente, os bens patrimoniais são todos os itens de valor que uma organização possui. Entre esses itens podem ser considerados: maquinários, equipamentos, móveis, imóveis, dentre outros.

O conceito de bens patrimoniais é relativamente simples, mas de grande importância do ponto de vista contábil, de gestão e também jurídico, como explicaremos aqui. Bens materiais são aqueles patrimônios da empresa que podem ser rentabilizados, isto é, transformados em dinheiro.

O patrimônio é composto por uma parte positiva, em que se situam os bens e os direitos; existe, também, a parte negativa, em que se situam as obrigações. Os bens, a entidade os possui de fato; por outro lado, quanto aos direitos, a entidade possui o direito de recebê-los em moeda.

São eles: Patrimônio Imaterial e Patrimônio Material. Além desses, há também o Patrimônio Artístico, que reúne os bens artísticos, e o Patrimônio Natural, referente aos bens naturais de uma região.

Quando é necessário determinar o patrimônio de uma empresa, na área de contabilidade, esses termos são extensamente utilizados e ganham até novas terminologias, como: Bens Móveis, Imóveis, Tangíveis e Intangíveis.

O patrimônio histórico representa os bens materiais ou naturais que possuem importância na história de determinada sociedade ou comunidade. Pode ser prédios, ruínas, estátuas, esculturas, templos, igrejas, praças, ou até mesmo parte de uma cidade, por exemplo, o centro histórico.

Composição Patrimonial: o patrimônio é dividido em três partes. 1ª Parte – ATIVO (A) - parte positiva, composta de bens e direitos. 2ª Parte – PASSIVO EXIGÍVEL (PE) - parte negativa, composta das obrigações com terceiros.

IV – Patrimônio Natural: Os bens relativos ao meio ambiente e que podem ser classificados como culturais a partir do seu relacionamento com a sociedade. São eles as florestas, matas, lagoas, mangues, dunas, serras.

Os bens tombados de natureza material podem ser imóveis como os cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; ou móveis, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

Os bens materiais são aqueles tangíveis, ou seja, palpáveis, que possuem corpo, forma, matéria. Pode ser uma casa, uma fazenda, uma gruta, um quadro, uma roupa. Os bens imateriais são os intangíveis, aqueles que não possuem matéria, e por isso não podem ser tocados.

Como o próprio nome sugere, os bens móveis são tudo aquilo que pode ser movimentado de um lugar para o outro sem dano à sua estrutura.

Os bens considerados em si mesmos são classificados em: moveis e imóveis; individuais (singulares) ou coletivos; fungíveis e infungíveis; divisíveis ou indivisíveis; corpóreos ou incorpóreos (também chamados de matérias ou imateriais); consumíveis e inconsumíveis.

Como saber qual o seu patrimônio
A Receita divide o patrimônio em bens e direitos: Bens: dinheiro em espécie, saldo em conta bancária, imóveis, automóveis, barcos, aeronaves, joias e obras de arte; Direitos: ações, participações societárias em empresas, aplicações financeiras, fundos de previdência privadas.

Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).

Bens materiais: São aqueles que como o próprio nome diz, são materiais e tangíveis. Ex: roupas, carros, alimentos, etc. Serviços: São aqueles que possuem preço, porém são intangíveis, como por exemplo: um serviço de advogado, uma consulta de médico, etc.