O que é um bem escasso?

Perguntado por: amarques . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Quando algo é escasso, significa que este tem uma oferta limitada. Para que seja distribuído da maneira mais eficiente, pode se encontrar um ponto de equilíbrio entre a demanda e a oferta por um determinado bem escasso.

Areia, gás hélio e outros 4 recursos que talvez você não saiba que estão acabando. Cada vez mais, estamos nos dando conta da escassez dos recursos naturais.

Vale lembrar que os bens econômicos têm um preço, e suas ofertas são menores em relação à demanda. Um exemplo disso é a terra, que é escassa e serve para produzir alimentos por meio da agricultura. Por isso, é comum existirem problemas em relação à economia de recursos para a satisfação das necessidades humanas.

Tipos de bens econômicos

  • Públicos;
  • Privados;
  • Consumo;
  • Capital.

Bens intangíveis são as propriedades imateriais, não existem fisicamente, como é o caso de softwares, sistemas, licenças, marcas, patentes, direitos autorais, desenvolvimento de tecnologia, receitas, fórmulas e outros.

Dizer que um produto é escasso não é necessariamente a mesma coisa que dizer que ele é raro, mas significa que ele está disponível em quantidades limitadas e o seu acesso não é livre. Em vários casos, um produto é escasso quando o seu preço é inferior ao que é estabelecido pela oferta e demanda.

O que é mentalidade da escassez? Na obra, a escassez é definida como “uma sensação subjetiva de ter mais necessidades do que recursos”. Então, não é exclusiva para pessoas com dificuldade financeira.

A escassez de água é cada vez maior, pressionada pelo aumento da procura, devido ao crescimento da população mundial (estimada em 7,6 mil milhões em 2017 e que se espera venha a atingir os 11,2 mil milhões em 2100), ao aumento da urbanização, à elevação dos padrões de vida com mudança do regime alimentar das pessoas ( ...

Você já parou para pensar qual o recurso mais escasso que existe e que afeta a todas as pessoas? Esse recurso é o tempo. Isso porque o tempo é totalmente inelástico, ou seja, não importa a demanda que você tenha, o tempo será sempre o mesmo, para todos.

Água

Setenta e um por cento da superfície terrestre é coberta por água.

O entendimento de que a escassez é uma condição relativa, somado à compreensão de que sua ocorrência é um fenômeno da economia capitalista, pressupõe que sua existência é provocada, e ao mesmo tempo solucionada (no sentido de equilíbrio), pelo mercado.

A escassez é definida como limitação de meios em relação a fins possíveis, é um conceito analítico abstrato enquanto pobreza é um conceito subjetivo e pratico que é classificado como falta do mínimo de recursos para satisfazer as necessidades humanas, a definição do que seriam essas necessidades é puramente subjetiva.

Os bens podem ser classificados em: móveis e imóveis, corpóreos e incorpóreos, fungíveis e infungíveis, consumíveis e inconsumíveis, divisíveis e indivisíveis, singulares e coletivos, comercializáveis ou fora do comércio, principais e acessórios, e públicos ou particulares.

A escassez é relativa porque os bens e serviços são escassos em relação ao desejo dos indivíduos. Ou seja, o que determina a escassez de um bem ou serviço é o desejo. Quando o desejo muda, a escassez também é alterada.

Os bens patrimoniais podem ser móveis ou imóveis.

Classificações de bens acessórios: Naturais – surgem da própria essência do bem principal, por exemplo, uma árvore e seus frutos. Industriais – têm sua origem numa atividade humana, como a cadeira e a mesa. Civis – são bens mais complexos, têm sua origem numa relação jurídica entre pessoas.