O que é um bem de especialidade?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Bens de Consumo de Especialidades: São bens pelos quais um número significativo de compradores tem preferência especial, e para cuja obtenção fará esforços especiais (tempo de procurar, recursos financeiros - preços, etc..)

Classificação dos bens de consumo
Eletrodomésticos; Eletroeletrônicos; Móveis; e. Automóveis.

Bens de impulso: aqueles que normalmente o consumidor não programa a compra ou não pensa em comprar, como guloseimas e revistas. Bens de emergência: Compra gerada por uma ocasião especial, como guarda-chuva, filtro solar e remédios.

As ruas, praças, praias, estradas etc são bens públicos de uso comum. O bem público de uso especial tem seu destinatário determinável, podendo ser identificado. Os prédios públicos são grandes exemplos, tais como hospitais públicos, repartições públicas, universidades federais, entre outros.

Como classificar do jeito certo os produtos?

  1. Características especiais próprias do produto;
  2. Uso fina do produto em relação ao seu destino;
  3. Matéria-prima e/ou insumos usados para a sua produção;
  4. Forma, tamanho e características técnicas;
  5. Nome para produtos do mesmo gênero.

Produtos de Especialidade: são aqueles que o consumidor não precisa comparar, pois ele o deseja realmente e se esforça para adquiri-lo. Em geral, os consumidores gastam pouco tempo para adquiri-lo. Exemplo: Carros de luxo, televisores tela grande, helicópteros, aviões.

Critérios de classificação dos materiais

  • 1 – Quanto à sua Estocagem ou por Demanda. a) Materiais estocáveis. ...
  • 2 – Quanto a sua aplicação. a) Materiais de consumo geral. ...
  • 3 – Por Periculosidade. ...
  • 4 – Por ser Perecível. ...
  • 5 – Importância Operacional (Classificação XYZ) ...
  • 6 – Classificação ABC.

De acordo com isso, Kotler identificou cinco tipos de produtos: produto principal, produto genérico, produto esperado, produto aumentado e produto potencial.

Eles podem ser divididos em:

  • Bens de consumo: destinados à satisfação de necessidades, podendo ser duráveis, como os imóveis, ou não-duráveis, como os alimentos;
  • Bens de capital: servem para provocar o surgimento de novos bens, como equipamentos, maquinários, edifícios etc.

Como você já sabe, os bens de consumo são divididos em três categorias: os bens de consumo duráveis, os bens de consumo semiduráveis e os bens de consumo não duráveis.

Bens livres (ar, mar, de livre acesso e sem valor). Bens econômicos: Bens materiais (roupas, casa, carro, objetos em geral) , bens de consumo (gasolina, alimentos), bens de capital (instalações, maquinários, servem pra produzir outros).

O que são Bens de Consumo:
Bens de consumo são os bens utilizados pelos indivíduos ou famílias. A quantidade de bens de consumo que são comercializados em cada país reflete o nível de vida da população e também permitem avaliar os gostos e as características da sociedade em questão.

Produtos intangíveis, diferentemente dos tangíveis, não podem ser tocados, sentidos, cheirados, nem vistos. Muita gente fala que vender serviços intangíveis é mais difícil que vender produtos tangíveis. No caso de um automóvel, por exemplo, ele poderá ser visto, tocado e até mesmo testado antes da compra.

Tangível e intangível são, linguisticamente, termos que se referem a elementos que podem ou não ser tocados. Um carro ou uma camisa, por exemplo, são tangíveis, enquanto um plano de negócios, embora possa ser documentado, tem existência incorpórea – logo, intangível.

- Bens de uso especial: são bens, móveis ou imóveis, que se destinam ao uso pelo próprio Poder Público para a prestação de serviços. A população os utiliza na qualidade de usuários daquele serviço. Ex.: hospitais, automóveis públicos, fórum etc. Assim, compete a cada ente definir os critérios de utilização desses bens.

BENS DE USO ESPECIAL
Também chamados de bens do patrimônio administrativo são aqueles afetados a uma destinação específica.

Não será possível a utilização do bem, uma vez que, em se tratando de bem público de uso especial, deve ser utilizado privativamente pela administração pública direta, empresa pública ou sociedade de economia mista.

Níveis de produto

  • Benefício central: serviço ou benefício fundamental que o cliente está comprando. Ex. ...
  • Produto básico: parte tangível. Ex. ...
  • Produto esperado: Atributos esperados pelo comprador. Ex. ...
  • Produto ampliado: exceder as expectativas. ...
  • Produto potencial: possibilidades futuras.

Veja, a seguir, os tipos de estoque mais comuns e que podem ser utilizados em seu negócio:

  1. Estoque de proteção. É o mais conhecido nas empresas. ...
  2. Estoque de ciclo. ...
  3. Estoque de antecipação. ...
  4. Estoque de canal. ...
  5. Dropshipping. ...
  6. Estoque inativo. ...
  7. Estoque consignado. ...
  8. Estoque máximo.